quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A importância da Engenharia de Software

Quando começamos a programar, somos os programadores “modo vida-louca”. Isso quer dizer que geralmente não nos preocupamos em “modelar” todo o software antes de começar a programar, não nos preocupamos com os requisitos, dados de entrada e saída, métodos que serão implementados, etc. Simplesmente ligamos o computador e começamos a programar.



Em alguns programinhas básicos, isso funciona perfeitamente, e o planejamento do software pode até ser desnecessário. Mas imaginem o desenvolvimento de um software complexo, com várias funções, interface gráfica, vários pacotes e até mesmo vários programadores. Se não houver um planejamento e toda uma ilustração do software antes de começar a programá-lo, é praticamente certo que iremos nos perder no meio do desenvolvimento do mesmo. E se você já teve a (in)felicidade de pegar o código-fonte de outras pessoas para fazer uma correção, sabe da dificuldade desse processo se o código não estiver bem documentado/comentado/limpo/etc.

É pra isso que existe a Engenharia de Software. Segundo a definição encontrada na mãe-wikipedia, Engenharia de software é uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.

Temos que ter em mente que a Engenharia de Software tem um papel fundamental no sucesso do desenvolvimento do software, pois faz com que o(s) programador(es) tenham um maior controle e conhecimento do software antes do mesmo começar a ser desenvolvido. Por isso, é muito importante um estudo detalhado da engenharia de software pra quem quer ser um programador, pois quem já trabalha na área desenvolvendo softwares junto com outros programadores, sabe como a Engenharia de Software é essencial para o andamento do trabalho.



A documentação do software também é importante para o cliente que contrata os serviços do programador, para que ele tenha em mãos uma especificação do que será o seu programa, podendo assim fazer correções e adicionar recursos para que o software fique da maneira que ele deseja. Por isso, a primeira fase do desenvolvimento é o contato com o cliente, a conversa propriamente dita, levantar as vontades do cliente para que o software seja como o usuário deseja e não como deseja o programador. Com esses dados, o projetista de software elabora a documentação de como o software será desenvolvido, as tecnologias que serão usadas, os métodos, etc. Ou seja, documenta-se desde a parte mais abstrata do programa até suas especificações detalhadas, como estruturas, linguagem de programação, dependências, etc.

Espero que tenham gostado.


Abraços.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo