domingo, 27 de março de 2011

Quais ferramentas e itens utilizar na montagem e manutenção de micros computadores?

Neste tutorial eu estarei mostrando as principais ferramentas utilizadas no mundo da informática para montagem e manutenção de micro computadores, visto que muitos iniciantes em hardware ficam “perdidos” sem saber quais ferramentas utilizar.
Se você deseja ser um técnico em manutenção de micros e necessário saber que ter um kit de ferramentas e extremamente importante, pois demonstra que você e uma pessoa organizada e se preocupa com a qualidade de seus serviços lembre-se “Trabalho bem feito é garantia de cliente satisfeito”.
Onde encontrar estas ferramentas?
Algumas destas ferramentas são fáceis de encontrar, Porém algumas outras já são um pouco mais complicadas. Você encontrara algumas em lojas de informática e outras em lojas especializadas em ferragens e utensílios multiuso, os preços podem variar de acordo com a região do país em que você se encontra, logo não posso apresentar estimativas muito exatas. Pode até ser que você já possua alguma em sua casa basta verificar!
Ferramentas Básicas!

Clique para ampliar!

 Alicate de corte – Como o próprio nome diz sua função e cortar, o alicate de corte e uma ferramenta essencial que não pode faltar em seu kit de trabalho ele e muito útil para cortar cabos (Principalmente cabo de rede), fios etc.. 


Clique para ampliar!
Alicate de bico - Por ter o bico mais estreito que os outros alicates, este modelo é indicado para situações em que é preciso pegar objetos pequenos ou pressionar algum cabo ou outro material qualquer. Ele também possui uma região própria para cortes, apesar de não ser a principal função dele.

Clique para ampliar!
Chave de fenda e Philips - Como existem dois tipos de parafuso, existem também, dois tipos de chave. Para os parafusos comuns (com apenas uma fenda) use a chave de ponta comum. Entretanto, a maioria dos parafusos do computador possui uma “estrela”, “cruz” ou qualquer outro nome que você queira chamar. O nome correto  para este tipo de padrão é “Ponta Cruzada” ou “Phillips”. As chaves utilizadas na manutenção e montagem de microcomputadores são as do tamanho médio e pequena.
######################################### 
Ferramentas para manutenção em redes! 
Clique para ampliar!

Alicate Crimpador - Se você gosta de redes e pretende trabalhar na área esta ferramenta não pode faltar em seu kit ela serve para crimpar conectores em cabos de telefones ou de redes. Para isso, é necessário descascar a ponta do cabo externo e inserir os cabos internos nas vias do conector. A ordem dos cabos internos é determinada conforme a aplicação. Inserir o conector no alicate e pressioná-lo até o final. No caso da rede, o conector é RJ 45, e o no caso de telefonia o conector costuma ser o RJ 11. O alicate inclui uma saliência no canto da guilhotina, que serve para descascar a ponta do cabo. Existem também descascadores de cabos específicos para cabos de rede, que são sempre um item bem-vindo na caixa de ferramentas.
Clique para ampliar!
Testadores de cabos de rede - Existem também aparelhos testadores de cabos, que oferecem um diagnóstico muito mais sofisticado, dizendo, por exemplo, se os cabos são adequados para transmissões a 100 ou a 1000 megabits e avisando caso algum dos 8 fios do cabo esteja rompido. Os mais sofisticados avisam inclusive em que ponto o cabo está rompido, permitindo que você aproveite a parte boa. Esses aparelhos serão bastante úteis se você for crimpar muitos cabos, mas são dispensáveis para trabalhos esporádicos, pois é muito raro que os cabos venham com fios rompidos de fábrica. Os cabos de rede apresentam também uma boa resistência mecânica e flexibilidade, para que possam passar por dentro de tubulações. Quase sempre os problemas de transmissão surgem por causa de conectores mal crimpados. Existem ainda modelos mais simples de testadores de cabos, que chegam a custar em torno de 20 reais. Eles realizam apenas um teste de continuidade do cabo, checando se o sinal elétrico chega até a outra ponta e, verificando o nível de atenuação, para certificar-se de que ele cumpre as especificações mínimas. Um conjunto de 8 leds se acende, mostrando o status de cada um dos 8 fios. Se algum fica apagado durante o teste, você sabe que o fio correspondente está partido. A limitação é que eles não são capazes de calcular em que ponto o cabo está partido, de forma que a sua única opção acaba sendo trocar e descartar o cabo inteiro.
#########################################
Alguns Itens Necessários!


Clique para ampliar!
Multimetro – Multímetro é um instrumento de medição primordial para técnicos em eletrônica, pois ele é um voltímetro, um amperímetro, e um ohmimetro. Tudo isso em um único aparelho. É usado para:


·         Medir as tensões e correntes de fontes;
·         Verificar se os periféricos estão recebendo os sinais elétricos;
·         Ajuda a identificar onde esta o defeito etc...
·         Em informática ele e mais utilizado para testes em fontes.
Clique para ampliar!

Pulseira anti-estática – Evite a queima de periféricos de hardware. A pulseira serve para que o corpo, no caso humano, fique sempre neutro em relação ao outro corpo, no caso computador, para que não se forme energia estática diferente entre eles. Com a pulseira sempre vai haver equilíbrio elétrico entre o computador e a pessoa que vai manusear evitando assim qualquer formação de carga extra e consecutivamente descarga entre os dois (choque). A energia estática nada mais é que o desequilíbrio dos átomos de um corpo. Esse desequilíbrio acaba eletrificando esse corpo com cargas positivas ou negativas e como cargas diferentes tende a se atraírem, imagine seu corpo carregado de carga negativa descarregando sobre um computador carregado de carga positiva... Dependendo de onde se toca no componente, a queima é muito provável.
Clique para ampliar!
Borracha Pinça e Pincel – Carregue sempre uma borracha macia e branca do tipo escolar para limpeza de circuitos de periféricos de hardware. ("Passar borracha somente na parte da placa que e encaixada no slot")  principalmente memória RAM, só não se esqueça de passar suavemente e sempre que manusear periféricos de hardware não tocar diretamente nos circuitos com a mão para evitar a queima por causa da energia estática. A Pinça também e um item indispensável para manuseio de jumpers e o pincel e utilizado para retirar poeira de placas e outros periféricos de hardware. 
Clique para ampliar!
Pasta térmica – A pasta térmica serve para ajudar a dissipar o calor pelo cooler assim reduzindo o aumento da temperatura e evitando travamento uma pasta térmica de boa qualidade dura de 1 a 4 anos as melhores pastas térmicas são as compostas por níquel e prata que duram ate 8 anos, geralmente estas são mais caras, mas você pode adquirir uma pasta normal feita de cerâmica e outros, estas possuem um valor bem mais reduzido.
Álcool Isopropílico - O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim, pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula.

#########################################

Além das ferramentas mostradas à cima, um bom técnico deve sempre carregar um CD ou Pen-Drive contendo todos os programas básicos para utilização de um PC, e até mesmo outros programas caso seja necessário. Veja abaixo alguns programas que recomendo:

Programas básicos:

Sistemas operacionais Windows e Linux.
Adobe Reader 9 (Abre arquivos no formato PDF).
Winrar (Descompactador de arquivos).
Win-Zip (Descompactador de arquivos).
Antivírus (Recomendo o antivírus grátis Avira).
Anti-spyware  
Firewall
Utilitários de limpeza (Recomendo o Advanced System Care).
Office 2007 e 2010
Open office
Nero 7 (Programa de gravação de CD e DVD).
K-lite Codec Pack
Flash Player (Roda banners e apresentações em flash da internet).
Player de multimedia (Windows media Player, Real Player etc.. procurem sempre versões mais atualizadas).
Messenger Live (programa de mensagens instantâneas).
Navegadores (Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chome, procurem sempre versões mais atualizadas).
Drives de Placas e impressoras etc...

Outros programas, caso haja necessidade. (“Claro que se você instalar estes ou outros que não seja básico, você deverá cobrar um dindim extra”):

Adobe Photoshop (Edição de imagens).
Adobe Corel Draw (Edição de imagens).
Adobe Fireworks (Edição de imagens).
DVD Shrink (Desbloqueio de DVDs). 
Conversores de áudio e vídeo (Recomendo o Programa Winavi, Converte arquivo de vídeos em vários formatos).
PDF Creator (Gera arquivos no formato PFD).
Skipe (Programa para Voip)

Para auxilio ao técnico.

Everest (Identificador de hardware).
Drive magician (Backup e restauração de drives).
Partition Magic (Redimensiona, mescla e converte Partições)
Norton Ghost  (Cria imagens de Sistemas Operacionais)
Recuva (Recuperação de dados) etc..

Também e necessário ter em estoque artefatos de hardware, para reposição e para eventuais testes confira na lista a seguir:

Gabinete (Pelo menos um para teste).
Fonte.
Processador.
Cooler do Processador.
Cabos (de força, vídeo, IDE para placa mãe, Sata para placa mãe).
Placa mãe.
Placa de rede.
Placa de vídeo.
HD (IDE ou Pata).
Memória
Drive de CD/DVD
Jumpers, Parafusos, Roscas de base, bases de suporte com travas, micas para parafusos da placa mãe e presilhas plásticas que poderão ser adquiridas para prender os fios que normalmente ficam soltos dentro do gabinete. Além disso, você deverá ter uma mesa para montar os micros.

Espero ter Ajudado, Boa Sorte e até a Próxima!

 
 

4 Comentários:

Igor Gonçalves tomaz disse...

Cara ótima postagem, ajudo bastante pois estou começando nessa área e querendo montar meu proprio computador. VlW ai :D

Unknown disse...

muita boa a sua dica, estou fazendo um curso de montagem e manutenção de computador(técnico de informática) e para mim foi de grande riqueza.
valeu!!
grande abraço!!

Unknown disse...

PARABENS PELO SEU BOLG ATÉ AGORA O MELHOR QUE EU VI !!!!

Filomena da Silva disse...

Uau.. Curti as dicas sobre materiais de informática SP.

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo