sexta-feira, 11 de março de 2011

Conhecendo a placa-mãe – Parte 01

Um dos componentes mais importantes do computador, Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é responsável pela comunicação entre os componentes e placas do computador.
Existem vários modelos de placas no mercado, cada qual com suas diferenças e peculiaridades. Por isso, pegamos como exemplo a placa-mãe ASUS P5Q-C meramente para ilustração, pois ela é híbrida em relação à memória (tem DDR3 e DDR2).

Serão explicados a seguir, Os principais itens que compõem uma placa-mãe!



02 SLOTS DE MEMÓRIA DDR - É através destes slots que a memória RAM é ligada à placa-mãe do computador. Cada tipo de memória (DDR, DDR2, DIMM) possui um tipo diferente de slot. Com a DDR(DDR1), é possível transferir 2 dados com freqüência 400Mhz, na teoria.
03 SLOTS DE MEMÓRIA DDR2 - As DDR2 trouxeram grandes melhorias no gerenciamento de energia, pois nas DDR clássicas a Terminação Resistiva (ODT) ficava na placa mãe, o que causava interferências eletromagnéticas, incluindo ruídos e consumo elevado de energia. No modelo DDR2, o ODT está presente no próprio chip de memória, o que reduz bastante os problemas apresentados acima. Este modelo trabalha com 240 pinos. Apesar de na teoria dobrar a velocidade, a DDR2 apresenta alguns problemas de latência, chegando a atingir quase o dobro da DDR clássica.


04 CONECTORES SATA - A conexão SATA permite a transferência de dados entre dispositivos de armazenamento, normalmente HDs, e drives com o computador.
05 CABO SATA -  Serial Advanced Technology Attachment, foi o sucessor do IDE. Os Discos Rígidos que utilizam o padrão SATA transferem os dados em série e não em paralelo como o ATA. Como ele utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber dados, isto reduz (ou quase elimina) os problemas de sincronização e interferência, permitindo que freqüências mais altas sejam usadas nas transferências.


06 SLOTS DE EXPANSÃO PCI - Os slots de expansão servem para conectar placas de rede, placa de som, modems, placa de captura, e outros componentes à placa-mãe. O padrão mais usado atualmente é os PCI (Peripheral Component Interconnect).
07 SLOTS DE EXPANSÃO PCI-EXPRESS – PCI-Express (ou PCI-E) é um tipo de barramento que foi criado pela Intel em 2004, e se destaca por substituir ao mesmo tempo os barramentos PCI e AGP. Desde seu lançamento praticamente todas as placas de som, rede e principalmente as placas de vídeo passaram a usá-lo na transmissão de dados. Atualmente o PCI-Express está disponível nos seguintes segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x.


08 SLOTS IDE –  Os slots IDE são responsáveis pela conexão de HDs e drives de CD/DVD à placa mãe. Antes do surgimento do padrão SATA, o IDE era o único slot que garantia a comunicação entre a placa-mãe e os discos rígidos.
09 CABO IDE –  O IDE, do inglês Integrated Drive Eletronics, foi o primeiro padrão que integrou a controladora com o Disco Rígido. Os primeiros HDs com interface IDE foram lançados por volta de 1986 e na época isto já foi uma grande inovação porque os cabos utilizados já eram menores e havia menos problema de sincronismo, o que deixava os processos mais rápidos.







Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo