domingo, 13 de março de 2011

Conhecendo a placa-mãe – Parte 02

Continuação....




10 SLOTS AGP –  Accelerated Graphics Port, o conhecido slot AGP, foi produzido especialmente para a utilização de placas de vídeo. Por mais que esteja tecnicamente ultrapassado, O barramento AGP ainda é utilizado por alguns desenvolvedores de hardware. As empresas desenvolvedoras de hardware geralmente não fornecem muito suporte técnico para este tipo de placas, pois o número de usuários equipados com barramento AGP está diminuindo, com o barateamento de placas mãe com suporte a PCI-Express.


11 CONECTORES DE ALIMENTAÇÃO –  O conector de alimentação é o local onde você deve conectar a fonte (a qual distribui energia elétrica à placa e todos os demais componentes) à placa-mãe. Existem dois modelos padrão: os AT e os ATX. O primeiro é mais antigo, e praticamente já está fora de linha.
O segundo é o mais atual, e é o mais usado. Há também conectores auxiliares que servem para suprir a demanda de energia do processador, fazendo com que haja maior estabilidade no funcionamento. Vale lembrar que a fonte é um item de extrema importância para o bom funcionamento do computador.







12 BIOS –  É no BIOS que se localiza o software do Setup, local onde você configura os dispositivos da placa-mãe. Lá é possível desativar dispositivos on-board (USB, som, rede, etc.), ajustar data/hora, configurar velocidade do processador, dentre outros. Para acessá-lo, basta você pressionar a tecla DEL logo após seu computador ligar (em alguns computadores a tecla de acesso pode ser outra). 


13 BATERIA  Muitas pessoas não sabem, mas o computador faz uso de uma bateria. Essa bateria é responsável por manter o chip do BIOS (Basic Input/Output System) configurado (o que também significa manter as informações da data e hora do sistema), o qual é responsável pelo controle básico do hardware.


14 SOQUETE DO PROCESSADOR Uma das principais características de uma placa-mãe é qual o soquete que ela possui. O soquete é o lugar onde é encaixado o processador, e de acordo com a quantidade de pinos para encaixe que ele possui é que definimos qual é o soquete. Tecnicamente, isso é chamado de pinagem, e é o que define qual família de processadores é suportado pela placa.
Os principais modelos de soquete usados hoje são o soquete 775 da Intel, o qual serve para modelos  Core 2 Duo, Pentium 4, Pentium D e Celeron D, e o soquete AM2/AM2+ da AMD, que é o soquete utilizados pelos processadores Phenom, Athlon 64 e Sempron.

15 CHIPSET  Outro componente de grande importância nas placas-mãe é o Chipset. É ele quem controla os barramentos, acesso à memória, dentre outros. Hoje em dia, ele é divido em dois (na maioria das vezes), que são a Ponte Norte (North Bridge) – que controla a memória, barramento de vídeo (slot AGP ou slot PCI-Express), e transfere dados com a Ponte Norte – e a Ponte Sul (South Bridge) – que controla componentes, periféricos, tais como HDs, portas USB, barramentos PCI, dispositivos de som e rede, O Chipset é também uma espécie de delimitador de capacidade nas placas-mãe. É ele quem vai definir qual a quantidade e tipo de memória suportada, quantos e quais tipos de HDs serão suportados (por exemplo, HDs SATA), qual a velocidade máxima que o processador que será ligado à placa-mãe poderá ter, dentre outros.





16 JUMPERS Muito pequenos, os jumpers são pecinhas plásticas que permitem a configuração física de placas e sistemas. A bateria interna do computador só pode ser configurada por meio de jumpers.

17 ENTRADA PS2  As portas PS/2 servem para conexão do mouse e do teclado no computador. A maior vantagem de utilizar mouses e teclados com este padrão de conexão é que assim ficam liberadas mais portas USB em seu computador.


18 ENTRADAS USB, DE REDE E MULTIMÍDIA  As portas USB são, com certeza, as entradas mais versáteis presentes na placa-mãe, pois a maioria dos dispositivos atualmente possuem conectores USB. A entrada de rede é o que garante o acesso à internet da maioria dos usuários, enquanto os conectores multimídia permitem a conexão de microfones e caixas de som externas, ou fones de ouvido.

19 ENTRADAS SERIAIS Embora não sejam muito utilizadas atualmente, muitos computadores ainda possuem as famosas portas seriais no computador. Isto porque ainda existem monitores e mouses que fazem uso desta tecnologia para se comunicar com a placa-mãe.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo