Configurando a Bios, para dar Boot pelo drive de CD ROM!

Mas afinal, O que é BIOS e CMOS setup? 

BIOS (Basic Input/Output System): é um software gravado em um chip da placa-mãe, onde se encontram as informações básicas para que o sistema entre em funcionamento (boot). Ele roda uma série de rotinas, que testam rapidamente cada item do sistema, como memória, placa de vídeo, teclado, drives, etc. O software do Bios é feito sob medida para sua placa-mãe e chipset, para que possa realmente controlar o boot da máquina e possa rodar todos os testes.

Setup: o setup é o programa a qual o usuário tem acesso para modificar as configurações da BIOS de acordo com o sistema implementado (ou seja: de acordo com o hardware instalado na sua máquina, como memória, hard-drives, cache, etc) e de acordo com o seu desejo de modificar endereços do tipo IRQ ou DMA, etc. Esses dados ficam gravados no CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor), que é uma memória RAM embutida geralmente no chip da BIOS e que dificilmente ultrapassa os 128 bytes. Essa memória é volátil, ou seja, ela só se mantém ali se for constantemente alimentada com energia. Por isso, existe uma bateria que a alimenta, e que precisa periodicamente ser trocada. Mas não se preocupe com isso, pois essa bateria dura de 5 a 10 anos, e até lá provavelmente você já trocou sua placa-mãe.
POST (Power on self test): quando ligado, a BIOS faz vários testes no hardware instalado para ver se está tudo bem. Começa pelas memórias, processador e placa-mãe, depois vídeo, discos, etc. Caso você ligue seu computador e não apareça nada no vídeo, é provável que seja um problema de memória ou de processador. Esse teste é feito a cada boot que seu computador dá.


Configurando o CMOS Setup para dar boot pelo drive de CD ROM!

Passo1
São várias configurações existentes, e cada uma delas com várias opções. Mas não é necessário ser um expert em engenharia de hardware para fazer uma configuração correta. Na verdade, boa parte das vezes seu sistema funcionará bem se você não mexer em nada, apenas detectar os hard-drives e configurar o drive de disquete, Neste tutorial estarei mostrando apenas como configura – lá para dar o boot pelo drive de CD ROM. Primeiro passo Reinicie o computador!
Passo2
Quando o seu sistema operacional estiver reiniciando aperte a tecla “Del” caso não de, aperte “F2” varias vezes até abrir a tela azul do setup, Obs: a tecla “Del” ou “F2” tem que ser pressionada antes do carregamento do sistema, por isso seja rápido pressionando “Del” ou “F2” varias vezes. Caso não consiga reinicie o S.O, e tente novamente. Depois de pressionada a tecla, ao invés do computador continuar o processo de boot e carregar o sistema operacional, ele interrompe o boot e executa o programa Setup do BIOS. Com a ajuda das “setinhas do teclado”, selecione a guia “Boot” e em seguida posicione o cursor sobre “Boot Device Priority” e aperte enter para encontrar abrir as informações referentes à seqüência de boot.


Obs: (A Tela acima é um Setup do fabricante do BIOS chamado "AMI", sendo que cada placa-mãe tem uma versão de Setup, variando os fabricantes e versões.)

Passo 3
Selecione “First Boot Device”, usando os sinais de + e – do teclado numérico escolha a opção: CD-ROM, depois selecione “Seconde Boot Device”, usando os sinais de + e – do teclado numérico escolha a opção: Hard-Disk.



Passo 4
Aperte a tecla F10, logo após aperte a tecla Y e depois enter para salvar as alterações feitas no setup por você. Pronto! Agora o S.O reiniciara e aparecerá uma tela pedindo para que você pressione uma tecla, pressione qualquer tecla para iniciar a partir do CD.

Tipos de CMOS Setup existentes!

Existem dois tipos básicos de CMOS Setup: o que é basicamente texto, e o que oferece uma interface gráfica rudimentar com sistema x-window. Esse último é melhor, pois é mais fácil de visualizar o que se está fazendo. Os mais importantes fabricantes de BIOS para PCs atualmente são a AMI (geralmente com a interface gráfica), a AWARD e a Phoenix Technologies (essas últimas geralmente em texto).

Veja alguns exemplos abaixo:

Se o seu setup e igual a este, você deverá colocar o cursor sobre “Advanced Bios Features”, e apertar enter para encontrar as informações referentes à seqüência de boot.
Tela da bios Phoenix Technologies.

Se o seu setup e igual a este, você deverá colocar o cursor sobre “Bios Features Setup”, e apertar enter para encontrar as informações referentes à seqüência de boot.
Tela da bios AWARD.


Espero ter ajudado!
Boa sorte e até a próxima!
 



Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo