Instalação do linux ubuntu 10.10


Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Pré-Requisitos

O Ubuntu, para ter as funcionalidade normais em funcionamento requer algumas características para que funcione corretamente.

Requisitos mínimos:

Os requisitos apresentados a seguir, permitem o usuário ter o Ubuntu com o mínimo de características visuais, ou seja, se tiver estes requisitos, terá o Ubuntu a funcionar mas sem algumas características visuais normais
  • Processador: 700MHz;
  • Memória RAM: 512MB;
  • Disco: 2.7GB;
  • Placa de vídeo: qualquer placa gráfica (funcionamento do sistema de efeitos visuais poderá estar condicionado conforme a placa gráfica)

Requisitos recomendados:

Ao contrário dos requisitos anteriores, se o usuário tiver um computador equivalente ou melhor à configuração apresentada a seguir, poderá ter o seu Ubuntu a funcionar com todas as funcionalidades normais do Ubuntu, com efeitos visuais bastante agradáveis:
  • Processador: 1.2GHz;
  • Memória RAM: 1GB;
  • Disco: 10GB (espaço suficiente praticamente para ter todos os programas que quer, nunca precisei de mais!)
  • Placa de vídeo:
    • De preferência nVidia porque tem bons drivers do próprio fabricante! Para ter todas as capacidades dos efeitos visuais deve ter no mínimo uma Geforce6, no entanto, o funcionamento de uma geforce4 chega para os efeitos visuais comuns.
    • Relativamente ao fabricante ATI, recomendo no mínimo um R300, mas tenha em atenção que esta marca de placas de vídeo tem muitos problemas de drivers para Ubuntu!
    • Quanto aos usuários da excelente placa gráfica integrada Intel, qualquer uma superior à GMA 3000 terá bons resultados, aliás nem será preciso instalar drivers!
Primeiramente e necessário dar Boot pelo CD-ROM, para que a instalação possa começar. Se você não sabe como dar boot pelo CD consulte o artigo feito por mim na seção de Hardware ou então clicando aqui.
Quando terminar o processo de boot irá aparecer a seguite tela abaixo, aguarde enquanto o SO e carregado.

A seguir aparecerar uma tela onde e possível escolher o idioma e se deseja experimentar ou instalar, clique em “Instalar Ubuntu”.


Escolha o idioma correto clique em “Português do Brasil” depois clique em avançar!


A tela abaixo tem varias informações que devem ser levadas em conta:
  • O instalador indica os requisitos mínimos (Indicados no início do artigo);
  • Pede para que tenha o computador ligado à eletricidade: não faça este processo ligado a uma bateria pois se a instalação for interrompida poderá ter graves consequências;
  • É recomendável que tenha a conexão à Internet de modo que possa usufruir das duas opções que o Instalador lhe questiona. Essas duas opções, que irei explicá-las já a seguir, devem ser apenas escolhidas no caso de ter uma conexão à Internet razoavelmente boa, caso contrário, a instalação poderá ser  demorada!
    • O primeiro visto pergunta se deseja instalar as atualizações automaticamente enquanto que faz a instalação do Ubuntu. Eu recomendo esta opção, no entanto, apenas recomendo se tiver uma boa conexão à Internet! No caso de ter uma Internet lenta, não ponha este visto e depois faça a atualização quando estiver no novo Ubuntu;
    • A segunda questão deste passo é referente aos pacotes multimidia que servem para visualizar vídeos e ouvir música em formatos de ficheiros patenteados. Recomendo também que utilize este opção no entanto, tal como referi no ponto anterior, se tiver uma conexão lenta, considere instalar depois esses pacotes através do referido na frase anterior.
    • Para prosseguir, clique em avançar! 

Na proxima tela, você deverá escolher o modo como o ubuntu será instalado em seu HD, no meu caso, eu prefiro sempre fazer a instalação manual, pois gosto de marcar quanto cada partição vai ocupar!



Eu particionei o HD da seguinte maneira: 2GB para a area de  swap, 10GB para o sistema e o resto para home, um home separado sempre ajuda a manter um sistema que pode constantemente atualizar e mudar, assim os arquivos não serão perdidos, caso seja necessário a formatação do sistema, também e muito util caso deseje instalar outro SO no mesmo HD. O particionamento deve ser feito conforme o tamanho do HD que você possui, e conforme a sua necessidade, particione corforme desejar, só não aconselho deixar um espaço menor de 10GB para o sistema!



Na tela abaixo temos a opção para escolher o fuso horário, perceba que a instalação já começou já esta copiando arquivos para o HD, escolha a opção ”São Paulo (Brasil)” e clique em avançar!


Abaixo a tela onde é possível escolher a disposição do teclado e a área para testá-lo, em geral o Ubuntu localiza o teclado de forma correta, mas caso não é à hora de escolhê-lo. Veja na barra de progresso, que a instalação continua. Clique em avançar para prosseguir o processo! 


Abaixo temos a tela para criar o usuário. Você deverá digitar seu nome, nome do computador, nome de usuário e a senha, depois deverá clicar em avançar para prosseguir a instalação e passar para as telas de apresentação, enquanto o sistema e instalado.  
   

Quando a barra de progresso for concluída, aparecerá a seguinte mensagem na tela. “A instalação foi concluída, você precisa reiniciar o computador para usar a nova instalação” Clique em “Reiniciar agora”!

Pronto! Seu sistema está instalado e pronto para uso! Lembre-se de retirar o CD do drive para que não ocorra o boot novamente pelo mesmo.

Quando o computador for reiniciado digite sua senha para acessar o sistema e desfrutar da comodidade em usar um sistema operacional totalmente livre, que une beleza, praticidade e uma série de outros benefícios que só o tempo lhe mostrará.
Espero ter ajudado!
Boa sorte e até a próxima!

Gostou do Tutorial e deseja fazer download do Ubuntu 10.10? Então clique aqui para ser redirecionado a seção de downloads e baixar a sua cópia do Ubuntu.

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo