quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Roteadores, tire suas dúvidas!


Tudo o que você sempre quis saber sobre roteadores, mas não tinha para quem perguntar!


O que é um roteador (Router)?

Bem, roteador é um aparelho utilizado para que várias redes de computadores se comuniquem, mesmo que distantes umas das outras. É o roteador que vai decidir qual é o melhor caminho a ser tomado pelas informações entre essas redes e fazer com que elas cheguem o mais rápido possível e em segurança, partindo de um computador em direção a outro.
Com um roteador você não vai mais precisar deixar um computador na rede como sendo o principal e ainda vai permitir que outros computadores tenham acesso, sem a necessidade de deixar uma máquina principal ligada para que a conexão de terceiros seja possível.
No mercado existem dois tipos de roteadores: o primeiro sobre o qual vamos falar é o estático, que é mais simples.

Roteador estático

Tudo o que ele faz é buscar o caminho mais curto para o tráfego de informações sem que seja necessário considerar o fluxo, o congestionamento.
O que atrapalha em ter um roteador estático é que, sempre que uma alteração na rede se fizer necessária, é provável que atinja a rota determinada pelo roteador, gerando trabalho para o administrador, que precisará reconfigurar a rota manualmente.
  
Roteador dinâmico

O segundo tipo de roteador disponível para compra é o dinâmico, que também faz uma busca para encontrar o caminho mais curto, porém sem congestionamento de rede.
Além disso, ele utiliza um sistema operacional próprio, comprime dados informativos e tem firewall, que é um dispositivo de segurança que age regulando o tráfego de dados entre redes distintas e inibindo a transmissão de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Firewall é um filtro controlador.
Os roteadores podem ser mais tradicionais ou sem fio, conhecidos como roteadores Wireless.

As diferenças entre eles

A diferença entre os dois é que os roteadores normais têm fios e são muito semelhantes entre si. O que pode e normalmente varia é a possibilidade de serem mais ou menos estáveis, dinâmicos ou estáticos. Estas variações de rotadores com fio ocorrem de acordo com o preço de cada aparelho. Se for mais rápido na transmissão de informações e mais seguro, obviamente, custará mais caro.
Os roteadores normais são iguais, em sua maioria, já que seu funcionamento é muito mais associado à velocidade de conexão. Os roteadores Wireless não dependem de fios e são para redes Wi-Fi.
Um item que você deve prestar atenção na hora de comprar o seu roteador sem fio é a codificação do aparelho. É um ponto importante a ser observado, já que as codificações são o que definem como será a comunicação entre os dispositivos da rede. Considere a faixa de frequência e a velocidade em que opera a sua rede para fazer a sua escolha.
Esta é a principal característica que os diferencia: a faixa de frequência em que eles trabalham. Inclui-se também a capacidade de distância alcançada, a velocidade com que  transportam informações e como são configurados seu Firewall. 

Velocidades e distâncias

Os mais usuais são os roteadores IEEE 802.11g, que atingem velocidade de 54Mbps na frequência de 2,4GHz. Estes tipos de roteadores funcionam, aproximadamente, em distâncias que variam de 50 a 100 metros e são  ideais para uso doméstico.
Os roteadores IEEE 802.11n funcionam com velocidade de 300Mbps na frequência de 2,4GHz e 5 Ghz. A distância atingida por eles pode chegar a 400 metros. São a melhor opção para uso comercial. Só não os recomendamos para uso doméstico porque custa o dobro do que o roteador mencionado anteriormente.
Escolha o que melhor se adequa ao seu perfil e acerte em cheio na hora da compra - estático ou dinâmico, com ou sem fio!



2 Comentários:

PapaFigo disse...

adorei o site, estou trabalhando cm redes e não tenho nenhum curso técnico ou conhecimento. mas o convivio e a constante manipulação desses aparelhos
me trouxeram um pouco de conhecimento sobre o assunto, mesmo assim sinto a necessidade de obter conhecimento para melhor desempenho na minha profissão. Estou adorando trabalhar nessa área e pretendo quem sabe seguir carreira.
Carlos Eduardo você fez um excelente trabalho criando este site, com a sua experiencia e seu conhecimento você está ajudando várias pessoas assim como eu que procuram algo para se guiar ou se atualizar no assunto. Parabéns, seu esforço não foi envão.

Carlos Eduardo disse...

Leandro Obrigado pelo comentário, são pessoas como vc que me incentiva a cada dia querer mais e mais continuar com esse trabalho do blog!
Quanto a profissão, se você gosta mesmo de atuar na área te aconselho a seguir em frente pois e uma area promissora que falta mão de obra qualificada! e nunca se esqueça qualificação e o diferencial, procure sempre buscar conhecimento! eu pessoalmente, sou apaixonado pela minha profissão costumo dizer que não escolhi a profissão mas ela me escolheu!

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo