sábado, 21 de janeiro de 2012

Conheça os serviços gratuitos de DNS: OpenDNS e Google Public DNS!


Quando você contrata um serviço de acesso à internet, por padrão, passa a utilizar os servidores de DNS da prestadora. O problema é que, muitas vezes, estes servidores podem não funcionar a contento: a conexão é estabelecida, mas o navegador não consegue encontrar nenhuma página; o acesso a sites pode estar lento porque os serviços de DNS demoram a responder; enfim.
Uma solução para problemas como estes consiste em adotar serviços de DNS alternativos e especializados, que são otimizados para oferecer o melhor desempenho possível e são menos suscetíveis a falhas. Os mais conhecidos são o OpenDNS e, mais recentemente, o Google Public DNS. Ambos os serviços são gratuitos e, quase sempre, funcionam de maneira bastante satisfatória.

OpenDNS

 

Usufruir do OpenDNS é muito fácil: basta utilizar os dois IPs do serviço. São eles:

§  Primário: 208.67.222.222
§  Secundário: 208.67.220.220

O serviço secundário é uma réplica do primário; se este não puder ser acessado por algum motivo, o segundo é a alternativa imediata.
Estes endereços podem ser configurados em seu próprio computador ou em equipamentos de rede, como roteadores Wi-Fi. Se você utiliza Windows 7, por exemplo, pode fazer a configuração da seguinte forma:
Vá em Iniciar / Painel de Controle / Redes e Internet / Central de Rede e Compartilhamento / Alterar as configurações do adaptador. Agora, você deve clicar com o botão direito do mouse no ícone que representa a sua conexão e escolher Propriedades. Em seguida, na aba Rede, selecione a opção Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades. Ative a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS. No campo Servidor DNS preferencial, informe o endereço primário do DNS. No campo logo abaixo, insira o endereço secundário.


Obviamente, este tipo de configuração pode ser feito também em Mac OS X, Linux e outros sistemas operacionais, bastando procurar orientações sobre como fazê-lo em manuais ou arquivos de ajuda. O mesmo vale para muitos equipamentos de rede.
Perceba que o OpenDNS não exige cadastro, mas é possível fazê-lo no site do serviço para poder usufruir de outros recursos, como bloqueio de domínios e estatísticas de acesso, por exemplo
.

Google Public DNS


O Google Public DNS é outro serviço do tipo que se destaca. Apesar de não oferecer tantos recursos quanto o OpenDNS, é fortemente focado em segurança e performance, além, é claro, de ser de responsabilidade de uma das maiores empresas de internet do mundo. Os seus endereços têm uma grande vantagem: podem ser decorados mais facilmente. Confira:

§  Primário: 8.8.8.8
§  Secundário: 8.8.4.4


O Google Public DNS também tem endereços em IPv6:

§  Primário: 2001:4860:4860::8888
§  Secundário: 2001:4860:4860::8844

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo