quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Gateway Padrão – você sabe o que é?


Este breve artigo visa explicar o que é um Gateway padrão, e não como configurá-lo em estações Linux, Windows ou roteadores. Pois bem. Gateway padrão é simplesmente um encaminhador de pacotes. Vide imagem abaixo para começarmos a explicação (clique para ampliar).


Na figura, dois computadores estão ligados a um switch, que por sua vez, está ligado a um roteador. Esta é uma rede simples. Esta rede possui três endereços IP, como você pode ver. Apenas o roteador está diretamente ligado à internet.
Os computadores conseguem “conversar” entre si diretamente, enviando pacotes um para o outro. Assim, se o computador 192.168.0.101 quiser falar com 192.168.0.102, basta enviar um quadro para ele diretamente: o pacote vai passar pelo switch apenas (pois todos os cabos estão ligados no switch, concorda?).
Agora, se um computador quiser “conversar” com uma máquina que esteja fora de rede (na internet, por exemplo), o pacote precisará passar pelo roteador cujo endereço é 192.168.0.1. Por quê? Ora, porque este roteador está conectado diretamente à Internet! Tudo bem?
Então, qual o gateway (encaminhador) padrão desta rede? É 192.168.0.1. Por quê? Porque este é o IP do roteador, e é por este IP que todos os pacotes para fora da rede passam.

Agora, vamos resumir a regra que os computadores usam:

o  Para falar com um computador na mesma rede, envie um quadro diretamente para ele.
o    Para falar com um computador FORA da rede, como na internet, por exemplo, envie um quadro para o Gateway padrão.

Sem o Gateway padrão, é possível que as máquinas da mesma rede conversem entre si, mas não é possível que essas máquinas acessem a internet.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo