sábado, 18 de maio de 2013

QUAL O MELHOR FORMATO DE VÍDEO?


Já reparou como estamos produzindo mais vídeos a cada nova geração de aparelhos e redes sociais. A evolução é tanta que, não podemos ficar perdidos entre siglas e formatos de vídeo. Qual deles será o melhor? Qual o mais indicado para gravar e compartilhar os vídeos no dia a dia?

Para responder a essa pergunta, a primeira consideração a ser feita é sobre o dispositivo que você tem em mãos. Caso ele seja compatível com o padrão Windows, rodará – sem necessidade de instalação de programas extras -, os formatos WMV e AVI nativos do sistema.


O formato WMV (Windows Media Video) é o mais básico de todos e é reconhecido instantaneamente pelo Windows. Já o AVI (Audio Video Interleave), é um aprimoramento e funciona como um contêiner para arquivos de vídeo e áudio, unindo os dois de forma sincronizada. Sua vantagem em relação ao WMV está no fato de ser reconhecido em players externos de DVD e Blyu-Ray que suportem o padrão DVix.

Uma alternativa a esses dois padrões é o RMVB (Real Media Variable Bitrate), criado pela RealNetworks. Sua vantagem é o fato de gerar arquivos bem mais reduzidos, cerca de metade do tamanho de um AVI, sem grande perda de qualidade. Uma desvantagem é o fato de termos que instalar um player compatível, como o próprio Real Player.

Ainda no mundo dos formatos proprietários temos o MOV, criado pela Apple para rodar no QuickTime. Ele é o formato preferido pelos equipamentos da empresa como iPhones, iPads e iPods, tendo leitura nativa garantida.

Existem ainda tentativas de padronizar o formato de compressão de vídeos. O MPEG, por exemplo, foi definido pela ISO como tentativa de padrão para transmissão de arquivos de áudio e vídeo. Existem diversos padrões como o MPEG-1 (utilizado para VCD), MPEG-2 (utilizado em DVD) e MPEG-4.

Outro formato para ficar de olho é o MKV, desenvolvido pela Matroska Association. Ele tem o mesmo conceito do AVI, ou seja, é uma cápsula onde podemos adicionar JPEGs, letras de músicas, filtros decodificadores e, claro, áudio e vídeo. Ele é muito empregado como suporte para filmes em alta resolução. Vale o lembrete: para a sua reprodução, precisamos instalar programas específicos.

Para finalizar, o formato FLV, que você conhece bem, pois é o utilizado no Youtube. Ele foi criado pela Macromedia (hoje Adobe) com a função de ser mais leve e consumido através da WEB. Para isso, utiliza a tecnologia FLASH e normalmente roda através dos navegadores padrões de mercado. Tem incompatibilidade com produtos da Apple, que não rodam flash.

Viu só como, com algumas explicações, as siglas do mundo do vídeo ficam mais simples de serem entendidas? Ficou alguma dúvida? Conte para mim nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo