sábado, 29 de dezembro de 2012

Conheça "onde mora a internet"!


Considerado um dos melhores servidores do mundo, O Google resolveu abrir as portas de seus Data Centers para o publico através de uma visita virtual. Através da página “Onde mora a internet“, os visitantes podem conhecer detalhes da tecnologia e locais que fazem a gigante de Mountain View funcionar.

O site inclui uma coleção de fotos de funcionários e dos centros de dados do Google em Berkley County (SC) , Council Bluffs (Iowa) , The Dalles (Oregon) , Douglas County (Geórgia) , Hamina (Finlândia) , Lenoir (Carolina do Norte) , Mayes County (Oklahoma) , e St. Ghislain (Bélgica).

A internet física, como também é conhecida, começa em uma sala de rede, onde, roteadores e switches permitem que os data centers se comuniquem. As redes de fibra óptica que ligam as unidades conseguem funcionar em uma velocidade 200 mil vezes mais rápida que uma conexão de Internet residencial comum. Os cabos de fibra correm ao longo das bandejas de cabo amarelo próximas ao teto.

Veja a seguir em resumo, o que e mostrado no site!















O data center s em Council Bluffs oferece 10.684 metros quadrados de espaço. E Aproveitado ao máximo cada centímetro para que você possa usar serviços como o YouTube e a Pesquisa da maneira mais eficiente possível.

No centro de dados de  Council Bluffs, Iowa, existem enormes vigas de aço que apoiam a estrutura e ajudam a distribuir a energia elétrica.


Fiquei impressionado com o nível de detalhamento das instalações. Elas formam uma cadeia de qualidade e segurança, fundamentais para que as máquinas funcionem devidamente. Cortinas de plástico penduradas em uma sala de rede dentro do data center em Council Bluffs, fornece ar frio por meio do piso, e as barreiras de plástico transparente ajudam a manter o ar frio e a evitar a entrada de ar quente.



Em uma das unidades do Data Center, na Finlândia, há o resfriamento da água do Mar do Golfo para ser usada no local. A água usada é 100% cinza ou não processada, usada em uma fonte alternativa de tratamento, suficiente para ser usada na refrigeração. No local, uma antiga fábrica de papel, há espaço suficiente para fazer funcionar a família de produtos Google.

Em todas as unidades, há sempre tanques de armazenamento de água, para até 900 mil litros, que servem para manter o centro sempre resfriado como o necessário. Além da refrigeração principal, centenas de ventiladores espalhados atrás do corredor de servidores canalizam o ar quente dos racks para uma unidade de refrigeração, que fará a sua distribuição normal.

Estas tubulações coloridas são responsáveis por transportar água para dentro e para fora do centro de dados no Oregon. As tubulações azuis fornecem a água fria e as vermelhas retornam a água quente para ser resfriada.


Uma fileira de servidores que apresentam LEDs azuis quando tudo está bem. A segurança dos dados é um compromisso do Google, que destrói as unidades de dados que apresentam falhas. Esse cuidado evita o transporte de informações e o perigo de cair em domínio público. Para combater possível incêndio, há tubulações altamente pressurizadas com água filtrada.

Em caso de acidente, o Data Center faz backup das informações na chamada biblioteca de fitas, com braços robóticos que ajudam a carregar e descarregar as unidades a serem usadas. Cada fita possui um código de barra exclusivo, que torna mais fácil sua localização pelo robô.


Quem está por trás de tamanha tecnologia são cientistas, engenheiros e técnicos, conectados ao espaço por completo, sempre atentos aos mínimos detalhes. A seriedade se mistura à descontração, e uma prova disso é o principal veículo de circulação dentro do Data Center ser uma inusitada G-bike colorida.

Os Data Center estão localizados em mais seis unidades nos EUA, como Lenoir, na Carolina do Norte, Council Bluffts em Iowa, The Dales, em Oregon, Berkeley Country, na Carolina do Sul, Mayes Country, em Oklahoma e Douglas Country, na Georgia. Na Europa, estão em Ghislaim, na Bélgica e Hamina, na Finlândia e na Ásia, em Hong Kong e Cingapura. Em 2013, o Google vai inaugurar seu primeiro Data Center da América Latina, no Chile.

As imagens do site realmente aguçam nossa curiosidade em fazer uma viagem fantástica pela impressionante engenharia da internet.

No caso do data center de Lenoir, o Google oferece ainda a possibilidade de um passeio virtual usando o Street View.



http://youtu.be/avP5d16wEp0

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo