terça-feira, 19 de julho de 2011

O que é proxy, e como utilizar este recurso - Parte 02

Continuação........

Proxy de intercepção

Um proxy de intercepção, combina um “ router” ou um “gateway” normalmente com capacidades NAT. Servem para não ser preciso configurar nenhum proxy no lado do cliente. Este tipo de proxies têm politica de controle de “Active Directory”, DHCP e detecção automática de proxies. Podem também ser usados por ISPs  para poupar alguma largura de banda no upload e para melhorar os tempos de resposta aos clientes, usando a sua cache.

Proxy Transparente e não transparente

Um Proxy transparente, é um proxy que só altera os pedidos e respostas dos clientes para colocar no campo a autenticação dos usuário. Um proxy não transparente é um proxy que altera os pedidos dos usuários para permitir o controle de serviços como o de anonimização.
Proxy recursivo

Um servidor de proxy recursivo é um servidor que se encontra instalado antes dos servidores Web de maneira que todo o tráfego da internet direcionado aos servidores Web passe sempre pelo proxy. Este servidor proxy é usado com os seguintes objetivos:

  • Cifrar ou acelerar o protocolo SSL de maneira que todos os servidores por trás deste proxy tenham as ligações cifradas por SSL. Também tem a funcionalidade de deixar de ser necessária a configuração de vários certificados para as diferentes máquinas, passando apenas a existir um único para o proxy.
  • Balanço de carga de servidores: Este tipo de proxy consegue distribuir a carga entre os diversos servidores Web reescrevendo a URL.
  • Capacidade de cache.
  • Compressão de pacotes.
  • Capacidade de reduzir a utilização dos recursos causados por clientes lentos, guardando em cache os pedidos e respondendo à medida da velocidade do cliente.
  • Melhora a segurança dos servidores Web.

Proxy de túnel

Este tipo de proxy é usado para escapar ás politicas de controle de acesso feitas pelas empresas desbloqueando as páginas Web bloqueadas. Este proxy recebe os pedidos dos clientes, efetua-os e no fim transmite o resultado ao usuário, fazendo que este esteja a navegar na internet apenas por uma página. Mas é necessário ter cuidado, pois podem haver proxies destas que escondem servidores com intenções ocultas, como recolher informações pessoais dos computadores. Por isso é desaconselhado fazer compras online ou acessar bancos por servidores proxies de túneis.

Quando utilizar um servidor proxy?

O administrador da rede pode considerar a introdução de um servidor proxy na mesma, se alguns dos tópicos abaixo vier a calhar:

  • Você precisa economizar dinheiro na largura de banda da rede – já que ter um servidor proxy caseiro irá ajudar a reduzir o total de dados transferidos através de sua rede. O servidor irá tentar reutilizar o conteúdo do seu cache local para os usuários da sua rede, ao invés de cada usuário se conectar a Internet toda hora que precisar dos mesmos dados.

  • Você queira incrementar a experiência do usuário quando estiverem acessando conteúdos externos. O conteúdo restaurado irá parecer muito mais rápido para alguns dados, graças ao servidor.

  • Você precisa manter os registros de quais usuários da rede estão acessando através da rede. Isso poderá ser necessário por razões administrativas.

  • Você queira oferecer um simples método para autenticar usuários antes que os mesmos acessem os recursos da Web através da rede.

Implementações populares de servidores proxy!

Várias empresas e grupos criaram os seus próprios produtos de servidores proxy, incluindo:

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo