terça-feira, 19 de julho de 2011

O que é proxy, e como utilizar este recurso - Parte 01



Um servidor proxy é um software (ou hardware) que age como um intermediário nas requisições dos pedidos vindos dos clientes para acessarem certos recursos oferecidos pela rede. Os servidores proxy podem ajudar a tornar o seu trabalho muito mais fácil, além de aprimorar o uso da largura de banda na rede.  O servidor proxy trabalha recebendo pedidos de clientes, e em seguida, pega estes pedidos e os entrega ao servidor apropriado – que está armazenando tal recurso – e vise versa. Nesse meio tempo, o servidor proxy poderá estar fazendo outras coisas com os pedidos e respostas, como:

·         Negar acesso a um determinado recurso;
·         Acelerar a comunicação entre cliente e servidor, através de um processo chamado ‘caching’;
·         Filtrar os pedidos e respostas dos clientes aos servidores, ou vise-versa.
·         Oferecer alguma forma de ‘anonimato’ para os clientes, através da não exposição direta dos mesmos ao servidor, etc.
·         Reformatar os pedidos ou respostas dos clientes ou servidor.


Representação esquemática de um servidor proxy para web.



Como surgiu

O proxy surgiu da necessidade de conectar uma rede  local à Internet através de um computador da rede que compartilha sua conexão com as demais máquinas. Na maioria dos casos, máquinas da rede não possuem endereços válidos na Internet e, portanto, não têm uma conexão direta com a mesma. Assim, toda solicitação de conexão de uma máquina da rede local para um host da Internet é direcionada ao proxy. Este realiza o contato com o host desejado, repassando a resposta à solicitação para a máquina da rede local. Por isso, é utilizado o termo proxy para este tipo de serviço, significando procurador (intermediário).

Confira a seguir alguns Tipos de servidores proxy!

Os servidores proxy se diferem devido ao tipo específico de recurso nos quais estão limitando o acesso. Vários tipos são baseados no tipo de recurso que eles estão realizando.

Proxy de cache

Um servidor proxy de cache, é um servidor que guarda as respostas ás requisições dos clientes. Ao invés do servidor requisitado responder ao pedido do cliente, o servidor proxy responde, encaminhando a resposta armazenada do servidor requisitado, possibilitando assim uma maior rapidez no tratamento dos pedidos.
Proxy de Web

Um proxy que trata apenas de trafego www, é chamado de web proxy. A utilização mais comum de um Web proxy é servir como cache de páginas Web. Alguns destes proxies filtram páginas Web ou protocolos, como por exemplo o Gtalk , MSN, etc. Alguns tempos atrás, na época do modem de 56Kbps, alguns ISP’s tinham proxies que diminuíam a qualidade das imagens, permitindo uma navegação mais rápida na Internet.


Proxy de filtro de conteúdo

Um proxy de filtro de conteúdo, como o próprio nome indica, é vocacionado para filtrar páginas da internet em alguns meios, trabalho, escolas, bibliotecas, etc… Estes proxies, além de filtrar URL, DNS , tipos MIME e palavras, serve por exemplo, para impedir que pessoas acessem sites com conteúdos indevidos, de maneira a tornar a navegação mais segura e também suportam autenticação, produção de registros de atividades, monitor de atividade por usuário, estatísticas, antivírus e anti-malware.

Proxy anônimo

Um proxy anônimo, é usado para esconder o usuário, um dos tipos mais comuns de proxies anônimos, são os open proxies, devido à sua dificuldade de rastrear. Os open proxies são usados desde políticos importantes a criminosos informáticos. No entanto, nem tudo é rosas, os pedidos entre os clientes e o proxy não são anónimos, tendo assim que haver confiança entre os clientes e o proxy. Alguns proxies anônimos podem reencaminhar cabeçalhos de pacotes IP contendo linhas como “HTTP_VIA, HTTP_X_FORWARDED_FOR” ou “HTTP_FORWARDED” que podem também conter o endereço IP do cliente. Alguns proxies do tipo elite ou de anonimidade elevada, incluem no cabeçalho dos pacotes IP a linha “REMOTE_ADDR” com o endereço IP do proxy em vez do endereço IP do cliente.
Proxy Hostil

Como existem proxies para o lado honesto, também existem para o lado desonesto, como é o caso de um proxy hostil. Estes proxies capturam e analisam os pacotes transferidos entre clientes e servidores para procurarem por pares “usuário: palavra passe”. Por esta razão é necessário usar ligações SSL para proteger a ligação.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo