Batch ou arquivo de lote – Você sabe o que é?


Batch ou arquivo de lote (também conhecidos por.bat) é um arquivo de computador utilizado para automatizar tarefas. É regularmente confundido com o modo de processamento de dados no qual os mesmos são processados em grupos, ou lotes, através de uma rotina agendada. O batch neste caso, nada mais é um conjunto de comandos rodados seqüencialmente. Podemos compará-lo, grosso modo, aos scripts do Unix.

Criado para o MS-DOS, o batch foi utilizado para preparar o sistema operacional à execução de outros programas. Por exemplo: o EMM386 que habilitava o uso da memória expandida (além dos 640K).

Este tipo de arquivo pode ser muito perigoso, pois é capaz de danificar o sistema operacional sem o conhecimento do usuário, enchendo o disco rígido, desconfigurando a inicialização do sistema, dentre outros males. Por isso, é recomendado executar jobs batch conhecidos. No Windows, estes arquivos podem ser facilmente editados clicando com o botão direito do mouse e selecionando Editar. Você pode fazer um utilizando apenas o bloco de notas do Windows. No arquivo, cada linha é um comando diferente do MS-DOS. Para funcionar é necessário salvar o arquivo com a extensão.bat (Por exemplo: nome do arquivo.bat).

Origem Texto: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Obs: Apesar de Batch Script ter sido criado para o MS-DOS e atualmente esta em desuso, ainda hoje conseguimos fazer diversas coisas legais e utilizáveis com ele, “Não ha quem goste de programação, que um dia já não o utilizou”, ele e muito bom para estudantes que desejam apreender como funciona este instigante sistema operacional da Microsoft, o MS-DOS, além de ajudar a entender e assim apreender a “base” da programação de micro computadores. 
Estarei postando aqui no tecnosolution diversos scripts legais em Batch, espero que todos gostem!    

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo