domingo, 8 de maio de 2011

onboard e offboard – você sabe o que é?

Entenda as diferenças entre placa on-board e off-board!
Varias vezes pessoas ter perguntaram: "Sua placa de vídeo é on ou off board, e você não soube responder?". Bem hoje você ficará sabendo o que isso quer dizer.

Entendendo a placa mãe!


Também conhecida como motherboard, é praticamente o circuito principal do computador, onde são conectados todos os periféricos internos de um computador.

Dentro da placa mãe existem os circuitos eletrônicos e elétricos, Conector da fonte, slots de memória ram, slots de expansão, socket do processador, bios, chipsets, conectores IDE, SATA etc.



Placa on-board.

É quando os periféricos (como placa de vídeo, som, rede) são ligados diretamente á placa mãe, ou seja, não podem ser retirados ou trocados. Ela está presente na maioria dos computadores de baixo custo, pois placas on-board não precisam de placas adicionais. Mas isso traz uma desvantagem considerável no desempenho do computador, pois todas as placas on-board vão utilizar o mesmo processador e memória ram. A maioria das placa mãe on-board tem também conectores para placas off e são chamados de slot de expansão!
Placa off-bord.

Ao contrario das placas on, elas podem ser retiradas e trocadas, e tem melhor desempenho por não dividir uma única memória para todos os periféricos. Por exemplo: Uma placa VGA (placa de vídeo) on-board de 128 MB, vai utilizar 128 MB da memória do sistema, e também vai utilizar o processador, deixando assim o sistema mais lento. Já uma placa de vídeo off-board usa sua memória e processador próprios, tendo assim melhor desempenho em jogos e aplicativos gráficos.


Atenção: Se o seu computador tiver uma placa de vídeo off-board, é bem provável que ele também tenha uma placa de vídeo on-board, neste caso somente a placa de vídeo OFF-BOARD irá funcionar, pois a placa mãe ao reconhecer que há uma placa de vídeo off-board conectada ao computador, automaticamente desativa a placa de vídeo ON-BOARD, fazendo com que somente a off-board funcione.

Bom pessoal, e aqui chegamos ao fim, espero ter sido claro e conciso na forma como expliquei as coisas, qualquer dúvida ou sugestão que tiverem me escrevam ou coloquem nos comentários.
Obrigado!


 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo