domingo, 19 de agosto de 2012

Entendendo o que é eletrônica!


Eletrônica pode ser explicada como área da ciência que estuda os fenômenos provocados pelo movimento dos elétrons no vácuo e nos materiais semicondutores.

Uma vez apresentada à definição de Eletrônica, vamos falar um pouco a respeito do elétron. Todas as substâncias conhecidas pelo homem sejam sólidas (vidro, alumínio) líquidas (água, gasolina) ou gasosas (como o ar que respiramos), são formadas por partículas chamadas átomos. 0 átomo é uma partícula tão pequena, que não pode ser visto a olho nu, e nem com o auxílio do microscópio; no entanto, a ciência já descobriu sua constituição. Um átomo e formado por uma parte central chamada núcleo, em torno da qual giram (com velocidades elevadíssimas) partículas bem menores que são os elétrons.


O átomo, com os elétrons girando ao redor do núcleo!


Estes elétrons têm a propriedade de se deslocarem de um átomo para outro, e ao movimento ordenado destes elétrons damos o nome de corrente eletrônica, quando se realiza no vácuo e corrente elétrica, quando percorre um fio condutor.

A definição de Eletrônica sofreu algumas atualizações com o passar dos anos. Ela começou a ser definida como “o estudo dos efeitos provocados pela passagem dos elétrons no vácuo", isto porque os primeiros componentes básicos da Eletrônica foram as válvulas a vácuo, ou válvulas termoiônicas, que ainda hoje encontramos em alguns rádios antigos. Mais tarde surgiram os dispositivos de estado sólido (diodos, transistores, circuitos integrados, etc). A partir de então a Eletrônica passou a ser definida como o "ramo da ciência que estuda os efeitos provocados pelo movimento dos elétrons no vácuo e nos materias semicondutores".

Atualmente a Eletrônica está presente em quase todos os tipos de atividades humanas. As aplicações mais populares da Eletrônica são, sem dúvida, o rádio, a televisão, o cinema sonoro e a alta-fidelidade.

Alem disso, temos também as telecomunicações (telegrafia, tê letipo, etc), a computação, a Eletrônica aplicada a Medicina, ao automóvel, a indústria, e uma infinidade de outros empregos, conforme veremos adiante.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo