terça-feira, 13 de março de 2012

Definindo Cabeamento Estruturado!


Cabeamento estruturado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infra-estrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout. Permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O SCS (Structure Cabling System) utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias padrão para transmissão de dados, uma analogia ao SCS é a tomada de energia que permite a alimentação elétrica de um equipamento independente do tipo de aplicação.


Data Center

Histórico

O cabeamento estruturado remonta as tecnologias de redes dos anos 80 quando empresas de telecomunicações e computação como AT&T, DecIBM criavam seus próprios sistemas de cabeamento proprietários.

Nos anos 90, o cabeamento estruturado teve um grande progresso com a introdução do cabo par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO, ajudaram na padronização de cabos, conectores e procedimentos.

O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado baseia-se na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz, que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de Cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos. Um Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA 568A é formado por sete subsistemas.

§  1 - Entrada do Edifício
§  2 - Sala de Equipamentos
§  3 - Cabeação Backbone
§  4 - Armário de Telecomunicações
§  5 - Cabeação Horizontal
§  6 - Área de Trabalho
§  7 - Norma 606 "Administração do Sistema"

Cabos e conectorização

A norma EIA/TIA 568 classifica o sistema de cabeamento em categorias levando em consideração aspectos de desempenho, largura de banda, comprimento, atenuação e outros fatores de influência neste tipo de tecnologia. A seguir, serão apresentadas as categorias de cabeamento com tecnologia de par trançado UTP e STP e de fibra óptica.

Unidade de aterramento

Todas as tomadas elétricas de um sistema de alimentação de rede devem possuir um único terra comum. Os sistemas elétricos para redes de microcomputadores, utilizam três fios : FASE ( Branco / Vermelho / Preto ) , Neutro ( Azul ) e Terra ( Verde ).
A verificação de um aterramento satisfatório dá-se na medição da tensão entre o Neutro e o Terra, que nos casos especificados deve possuir uma tensão entre 0,6 < V < 1,0 Vca.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo