Apple lança mini iPad com preços a partir de US$329
terça-feira, 23 de outubro de 2012 17:10 BRST
Por Poornima Gupta
SAN FRANCISCO, 23 Out (Reuters) - A Apple apresentou um novo tablet de tela de 8
polegadas nesta terça-feira em seu maior lançamento de produto desde a estreia
do iPad há dois anos, lançando uma versão menor do aparelho com preços a partir
de 329 dólares num mercado disputado com a Amazon.com e com o Google.
O aparelho começará a
ser vendido na sexta-feira, com entregas a partir da semana seguinte, e conta
com processador e conexão sem fio mais rápidos. O tablet terá modelos com
capacidade de armazenamento de 16, 32 e 64 gigabytes, e sua bateria dura dez
horas.
O "iPad mini"
de 7,9 polegadas marca a primeira entrada da Apple no segmento de tablets
menores. A Apple também anunciou um iPad de quarta geração com as mesmas
dimensões do modelo original e melhoras em gráficos e velocidade de
processamento, apenas dois dias antes da Microsoft apresentar seu próprio
tablet, o "Surface".
A Apple espera resistir
ao avanço de rivais em seu ramo de origem, o de hardware eletrônico para o
consumidor, e proteger a liderança que construiu no segmento --mais rentável--
dos tablets de 10 polegadas, que nem mesmo rivais dotados de grandes recursos,
como a Samsung Electronics, foram capazes de penetrar.
O presidente-executivo
da companhia, Tim Cook, deu início ao evento desta terça-feira, realizado no
opulento California Theater em San José, anunciando que o recém-lançado iPhone
5 é o smartphone vendido mais rapidamente em todos os tempos. Ele acrescentou
que há hoje 200 milhões de aparelhos operando o iOS6, a adoção mais veloz de
uma atualização que o executivo já viu desde que o sistema operacional foi lançado
há cerca de um mês.
O Amazon Kindle e o
Google Nexus 7 conquistaram uma fatia do mercado de tablets de preço mais baixo
e provaram que existe demanda por um aparelho com tais dimensões, forçando a
Apple a ingressar em um segmento de mercado que ela vinha evitando e que, no
passado, foi tratado com desdém pela empresa.
Um tablet menor seria o
primeiro aparelho a ser acrescido à compacta linha da Apple na gestão de Tim
Cook como presidente-executivo. Cook assumiu o posto pouco antes da morte de
Steve Jobs, co-fundador da companhia e ex-presidente.
"A Apple percebeu
cedo que tinha um vencedor, no iPad, e se provou correta nessa avaliação",
disse Lars Albright, co-fundador da SessionM, uma agência iniciante de
publicidade para Internet móvel e ex-executivo publicitário da Apple.
"Eles contam com imensa participação de mercado e, para protegê-la, têm de
ser inovadores."
O evento só para
convidados da Apple, no qual deve ser apresentado o tablet, começará às 15h
(horário de Brasília), em San Jose.
Analistas de Wall Street
vinham dizendo há meses que a Apple estava planejando uma versão menos cara do
iPad a fim de enfrentar os modelos concorrentes, o que segundo eles pode
prejudicar as margens de lucro da empresa, mas impediria que rivais dominem um
segmento de mercado cada vez mais importante.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário