Apple deve lançar mini iPad para enfrentar Amazon e Google!
terça-feira, 23 de outubro de 2012 09:58 BRST
Por Poornima Gupta
SAN FRANCISCO, 23 Out (Reuters) - A Apple deve realizar nesta terça-feira seu maior
lançamento de produto desde a estreia do iPad, dois anos atrás, ao apresentar
um tablet menor e mais barato para atender a um segmento do mercado criado por
Amazon e Google.
A Apple
espera resistir ao avanço de rivais em seu ramo de origem, o de hardware
eletrônico para o consumidor, e proteger a liderança que construiu no segmento
--mais rentável-- dos tablets de 10 polegadas, que nem mesmo rivais dotados de
grandes recursos, como a Samsung Electronics, foram capazes de penetrar.
O Amazon
Kindle e o Google Nexus 7 conquistaram uma fatia do mercado de tablets de preço
mais baixo e provaram que existe demanda por um aparelho com tais dimensões,
forçando a Apple a ingressar em um segmento de mercado que ela vinha evitando e
que, no passado, foi tratado com desdém pela empresa.
Um tablet
menor seria o primeiro aparelho a ser acrescido à compacta linha da Apple na
gestão de Tim Cook como presidente-executivo. Cook assumiu o posto pouco antes
da morte de Steve Jobs, co-fundador da companhia e ex-presidente.
"A
Apple percebeu cedo que tinha um vencedor, no iPad, e se provou correta nessa
avaliação", disse Lars Albright, co-fundador da SessionM, uma agência
iniciante de publicidade para Internet móvel e ex-executivo publicitário da
Apple. "Eles contam com imensa participação de mercado e, para protegê-la,
têm de ser inovadores."
O evento só
para convidados da Apple, no qual deve ser apresentado o tablet, começará às
15h (horário de Brasília), em San Jose.
Analistas de
Wall Street vinham dizendo há meses que a Apple estava planejando uma versão
menos cara do iPad a fim de enfrentar os modelos concorrentes, o que segundo
eles pode prejudicar as margens de lucro da empresa, mas impediria que rivais
dominem um segmento de mercado cada vez mais importante.
A maior
rival no segmento é a Amazon, que provou que um tablet com tela de 7 polegadas
ao preço de cerca de 200 dólares interessa aos consumidores.
O Kindle
Fire, lançado no ano passado por 199 dólares, foi um dos produtos mais vendidos
na temporada de fim de ano em 2011. Ainda que seu efeito sobre as margens da
Amazon tenha sido negativo, ele garantiu à empresa milhares de novos potenciais
consumidores.
Em dezembro
do ano passado, a Amazon vendeu mais de 1 milhão de Kindles por semana, abrindo
caminho para outros concorrentes, como o Google, com o Nexus 7, que tentam
derrotar a companhia no segmento criado por ela.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário