Demanda por novo iPad reforça domínio da Apple no mercado
sexta-feira, 16 de março de 2012 13:24 BRT
Por
Lee Chyen Yee e Pauline Askin
HONG KONG/SIDNEY, 16 Mar (Reuters) - O novo iPad, da Apple, provou-se um sucesso de vendas
na sexta-feira, com filas de centenas de pessoas diante de lojas na Ásia para a
compra do novo tablet dotado de capacidade 4G. Enquanto os consumidores
formavam filas nas ruas para comprar o novo iPad -a Apple tem evitado chamá-lo
de iPad 3-, uma empresa que desmontou um dos novos aparelhos informava que a
Qualcomm, Broadcom e Samsung Electronics haviam mantido seus papéis de destaque
como fornecedores de componentes essenciais.
David Tarasenko,
34, gerente de construção que foi o primeiro comprador do iPad em uma loja da
Telstra, em Sidney, à meia-noite, disse que desde que o presidente-executivo da
Apple, Tim Cook, havia apresentado a terceira versão do tablet, ele estava
ansioso por comprá-lo.
"Quando
Tim Cook o anunciou, parecia tão mágico. Acho que me deixei convencer pela
promoção", disse.
O novo iPad
representa evolução progressiva do tablet Apple, com processador mais poderoso
e tela e câmera melhores, tornando mais difícil para concorrentes como o
Galaxy, da Samsung concorrer com ele. Não foi divulgado como um produto
revolucionário, ao contrário das versões anteriores, mas os devotos da Apple
ainda assim estão formando filas para comprá-lo.
"O iPad
já é um produto bastante maduro, e será difícil revolucioná-lo ainda
mais", disse Dickie Chang, analista do grupo de pesquisa IDC em Hong Kong.
"Para o
futuro, agora com Tim Cook no comando, creio que ele terá de desenvolver um
novo produto que imprima sua marca pessoal. Isso poderia acontecer na forma de
um iPad menor e com duração de bateria mais longa, por exemplo",
acrescentou. As vendas do novo iPad foram iniciadas na Austrália nesta
sexta-feira e totalizarão 10 países nesta data, incluindo EUA, Canadá,
Cingapura, França e Grã-Bretanha.
Grande parte
dos países ainda não possuem redes de telecomunicações com capacidade de
Internet de quarta-geração suportada pelo novo iPad, mas isso não impediu que
pessoas viessem de diversos lugares para adquirir o produto. "Vim da
Rússia comprar um iPad para David, meu filho de três anos", disse o
jornaleiro Oleg Konovalov à Reuters, em Tóquio. "Todo mundo quer um iPad
na Rússia, mas para comprá-lo eu teria de esperar meses".
As vendas de
tablets devem aumentar para 326 milhões de unidades em 2015, com expectativa de
que a Apple continue dominando o mercado, segundo a empresa de pesquisas
Gartner. As ações da Apple passaram da barreira dos 600 dólares pela primeira
vez nesta quinta-feira, somente um mês depois de terem chegado à casa dos 500
dólares, também em caráter inédito.
(Por James
Topham e Ruairidh Vikllar em Tóquio, Sisi Tang em Hong Kong)
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