Descubra como compartilhar sua impressora na rede!
Veja o procedimento para
que vários computadores utilizem a mesma impressora.
Trabalhar em rede é uma
realidade na maioria das empresas, mas utilizar uma impressora para cada
estação de trabalho é simplesmente inviável. Da mesma forma, em residências com
mais de um computador, não é necessário — muito menos barato — que você compre um
equipamento desse para cada computador da casa.
Se todos os PCs estiverem
ligados em rede (independente de terem internet ou não), você pode utilizar a
mesma impressora em todos eles. Veja como fazer isso em cada versão do Windows.
Passos
a serem feitos no computador onde a impressora está ligada (Servidor de
impressão)!
Windows
XP
Primeiramente instale o
drive da impressora a seguir, no Menu Iniciar, clique em "Impressoras e
aparelhos de fax".
Acesse a área de
dispositivos e impressoras.
Na janela que se abre,
aparecerá um ícone para cada impressora instalada no computador. Clique com o
botão direito do mouse sobre aquela que deseja compartilhar e, depois, na opção
"Compartilhamento".
Opções de
compartilhamento.
Na aba
"Compartilhamento", marque a opção "Compartilhar esta
impressora". Dê um nome para ela e clique em "Aplicar" ou
"OK".
Ative
o compartilhamento e dê um nome para a impressora.
Windows
Vista
Acesse o Painel de
Controle. Em "Hardware e Sons", clique em "Impressora". Na
janela que se abre, aparecerá um ícone para cada impressora instalada no
computador. Clique com o botão direito do mouse sobre a qual você deseja
compartilhar, e depois na opção "Compartilhamento".
Acesse as opções de
compartilhamento.
Marque a opção
"Compartilhar esta impressora". Dê um nome para ela e clique em
"Aplicar" ou "OK".
Ative
o compartilhamento e dê um nome para a impressora.
Windows
7
No Menu Iniciar, clique em
“Dispositivos e Impressoras”.
Acesse a área de
dispositivos e impressoras.
Clique com o botão direito
sobre a impressora que quer compartilhar e em “Propriedades da impressora”.
Acesse as opções de
compartilhamento.
Na aba “Compartilhamento”,
marque a opção “Compartilhar esta impressora”, e dê um nome para identificação.
Ative o compartilhamento e
dê um nome para a impressora.
Passos
a serem feitos nos computadores da mesma rede que usarão a impressora!
Windows
XP
No Menu Iniciar, clique em
"Impressoras e aparelhos de fax". Clique no link "Adicionar uma
impressora", que fica na faixa da esquerda da janela, dentro do grupo
"Tarefas da impressora".
Botão para adicionar uma
impressora.
O Windows inicia um
assistente. Selecione a opção "Uma impressora de rede ou conectada a outro
computador".
Assistente
para adição de impressora.
Marque a opção
"Procurar impressora" e clique em "Avançar".
Início do assistente para
localização de impressora.
Serão listadas todas as
impressoras instaladas em computadores da rede. Digite o nome que você quiser
e, na lista das disponíveis, clique naquela que você deseja instalar. Clique em
"Avançar".
O
Windows lista as impressoras disponíveis.
Caso seja exibida uma
mensagem de segurança, clique em "Sim". Se você deseja que essa seja
a impressora padrão para as impressões originadas desse PC, marque a opção
"Sim" e clique em "Avançar", depois em "Concluir"
(caso ela seja a única instalada, será automaticamente configurada como a
padrão).
Windows
Vista / 7
Na área de dispositivos e
impressoras, acessível pelo Painel de Controle, clique no botão "Adicionar
uma impressora", que fica na barra superior de botões da janela.
Adicionando uma impressora
pelo Windows 7.
No assistente que se abre,
você deve clicar em “Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth”.
Clique
no botão de baixo para adicionar uma impressora pela rede.
O Windows então procura e
lista as impressoras da rede. Clique naquela desejada e em “Avançar” a fim de
instalá-la. O sistema checa os drivers necessários e você define um nome para
ela. Caso seja a única instalada, ela será automaticamente configurada como a
padrão.
Caso o equipamento não
seja identificado automaticamente, você pode tentar usar a opção “A impressora
que desejo não está na lista”. Aqui você pode procurar pelo nome do computador
e pelo nome da impressora, ou adicioná-la usando um endereço TCP/IP ou nome de
host.
Caso
a impressora não seja localizada automaticamente, tente localizá-la pela rede.
Repita o procedimento
acima para todos os computadores que vão usar a impressora em rede. Após isso
já será possível imprimir a partir de qualquer PC da sua rede.
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