terça-feira, 28 de agosto de 2012

Entendendo Corrente Elétrica!




Quando os aparelhos elétricos estão desligados, isto é, em circuito aberto, não há transformação  de energia. Mas quando o circuito encontra-se fechado, ele transforma energia elétrica em energia térmica.

Podemos perceber essa evidência quando ligamos o chuveiro elétrico, o secador de cabelos, o ferro de passar roupas, etc.

Ocorre essa transformação de energia porque, pelo circuito do aparelho, passa uma corrente elétrica, representada por i.

A figura abaixo mostra o sentido convencional da corrente elétrica em um circuito alimentado por uma pilha ou bateria.



Nos equipamentos elétricos, a energia elétrica transformada em energia térmica por unidade de tempo é chamada de potência dissipada, sendo esta potência praticamente a mesma fornecida pela fonte.

Em geral ligamos nossos aparelhos elétricos na mesma tensão 220 V, embora eles possam ter potências diferentes. Por exemplo, uma lâmpada de 100 W e outra de 25 W são ligadas na mesma rede elétrica. A forma de obter diferentes potências está associada a diferentes intensidades de correntes elétricas dos aparelhos usados.

Intensidade da corrente elétrica.

Podemos calcular o valor da corrente elétrica (i) em um aparelho resistivo dividindo a potência dissipada (P) pela tensão elétrica (U).


As unidades de medida do Sistema Internacional (SI) utilizadas nesta expressão são:

- corrente elétrica i em ampères (A)
- tensão elétrica U em volts (V)
- potência elétrica P em watts (W)

A equação também pode ser escrita da seguinte maneira:

P = U . i

Corrente contínua e alternada

Se considerarmos um gráfico i x t (intensidade de corrente elétrica por tempo), podemos classificar a corrente conforme a curva encontrada, ou seja:

 Corrente contínua

Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.

A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, embora nem todas tenham o mesmo "rendimento", quanto à sua curva no gráfico i x t, a corrente contínua pode ser classificada por:

Corrente contínua constante


Diz-se que uma corrente contínua é constante, se seu gráfico for dado por um segmento de reta constante, ou seja, não variável. Este tipo de corrente é comumente encontrado em pilhas e baterias.

Corrente contínua pulsante




Embora não altere seu sentido as correntes contínuas pulsantes passam periodicamente por variações, não sendo necessariamente constantes entre duas medidas em diferentes intervalos de tempo.

A ilustração do gráfico acima é um exemplo de corrente contínua constante.
Esta forma de corrente é geralmente encontrada em circuitos retificadores de corrente alternada.

Corrente alternada



Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem.

Este tipo de corrente é o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede elétrica residencial, ou seja, a corrente medida nas tomada de nossa casa.




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo