Revolução Digital
Por: Carlos Eduardo Martins dos Santos
Artigo escrito para o jornal conexão TI ano 01 edição001 abril2008 pag02
A evolução tecnológica surgiu devido a uma grande demanda do homem em resolver seus problemas de cálculo de forma rápida e eficiente.
Destacam-se os nomes de Pascal, Napier, Leiibnitz, jacquard, Babbage, Aiken, Von Neuman e vários outros que contribuiram de maneira significante para todo este desenvolvimento.
No ano de 1946, surgia o primeiro computador digital eletrônico o ENIAC, de lá para cá, com o rápido avanço da microeletrônica, que permitiu a criação de computadores cada vez mais poderosos e a um custo decrescente, aliada ao avanço das telecomunicações, trouxe a chamada sociedade informatizada, da qual somos contemporâneos. A tecnologia conecta a todos em um fluxo contínuo de informações e relacionamentos pessoais é mutante. São avanços que estão na raiz de transformações de um tipo que raras vezes se vê. Aquelas que mudam radicalmente o modo como se organiza a sociedade, um exemplo disso e a (world wide web) popularmente conhecida como INTERNET, criada como um instrumento de guerra nos anos 60 na época da Guerra Fria pelo Departamento de defesa americano, que pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. Com o passar dos anos a internet se popularizou e tornou-se algo “indispensável”, aumentando a capacidade de leitura(também estimulando novas leituras), ajudando a encontrar informações, resolver problemas e, sem dúvida, a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Hoje encontramos diversos serviços na rede dentre os quais podemos citar: mecanismos de busca, e-mail(correio eletrônico), peer-to-peer, IRC (Internet Relay Chat), VOIP(voz sobre IP), listas de discussão bate-papos, mensagens instantâneas, comercio eletrônico etc. A própria rede, por sua vez é acessada através de diversos meios, caracterizando o típico exemplo de convergência tecnológica, da facilitação no processo de troca de comunicação. A internet está presente em computadores, celulares, palms e diferentes aparelhos multifuncionais. Com o aumento dos recursos de software e hardware associados à PCs e a flexibilidade dos serviços oferecidos pela internet, a disputa pelo mercado de alta tecnologia é uma brincadeira milionária, que vem sendo travada com tanta habilidade que os usuários não a percebem imediatamente. Quando se dá conta já está “fisgado”, Pois à medida que a revolução digital vai aumentando se torna cada vez mais onipresente e móvel, mais natural e intuitiva, e também mais conectada e centrada ao usuário, que e o maior consumidor deste mercado.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário