WEB 2.0
Por: Carlos Eduardo Martins dos Santos
Artigo escrito para o jornal conexão TI ano01 edição002 junho2008
pag11
Muito se fala em web 2.0! Mas afinal o que seria a web 2.0? O termo surgiu pela primeira vez em uma sessão de brainstorming conduzida pela O’Reilly, empresa de mídia americana, onde se percebeu que as empresas sobreviventes ao colapso da internet, ocorrido no começo da década tinham algumas características comuns. Assim o estouro da bolha da internet pode ser considerado como um marco, um ponto de virada da Web 1.0(que foi a implantação e popularização da rede em si), para a Web 2.0.
O termo web 2.0 se refere a uma segunda geração de serviços disponíveis na rede, um fenômeno social de criação e distribuição de conteúdo web, caracterizado pela comunicação aberta, descentralização de autoridade e liberdade para compartilhar e reutilizar, A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo, isso significa que a interação do usuário serve para agregar valor a uma ferramenta web, um exemplo disso e a enciclopédia on-line Wikipédia (Wikipédia.org), que seu conteúdo é criado e revisado constantemente por voluntários do mundo inteiro. Os sites e serviços que formam a web 2.0 usam a própria internet como plataforma. A Web2.0 está ligada à forma com que as pessoas relacionam-se, o maior uso de comunidades, sites de relacionamento, listas de discussões etc. O site Orkut talvez seja o primeiro a converter e usar esse conceito, onde é possível se conectar mais facilmente com amigos e talvez gerar até possíveis negócios. Além do Orkut, podemos citar outros serviços como o G-mail e You tube, pertencentes ao grupo Google que é a empresa Web 2.0 por excelência por seguir o lema de lance logo, lance sempre, todo dia, por esta razão o fato de praticamente todo serviço do Google trazer a palavra beta ao lado do nome.
Ainda existem outros serviços, sem falar no aumento do uso dos blogs, que se tornou ferramenta indispensável de marketing on-line! O site You tube é um dos mais usados para a exploração de marketing, pois a inserção de vídeos, ou postagem é gratuita, “Qualquer pessoa pode fazer upload de um vídeo para o site”. Esse grande número de serviços gratuitos, onde é possível conhecer mais sobre a vida alheia caracteriza a web 2.0, pode-se até chamar de sites rizomáticos, que se auto modifica num processo contínuo de atualização sem interferência direta do administrador do site. É o princípio de um futuro anunciado onde “as máquinas trabalham” e o homem observa.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário