Conheça as principais responsabilidades de um Administrador de banco de dados (DBA)!
Uma das principais razões para empregar um gerenciador de banco de dados é ter um controle central dos dados e dos programas de acesso a eles. A pessoa que tem esse controle sobre os sistema é chamada administrador de banco de dados (database administrator, DBA). As funções do administrador de banco de dados incluem:
Definição de esquema. O esquema original do banco de dados é criado escrevendo-se um conjunto de definições que são traduzidas pelo compilador de DDL para um conjunto de tabelas que é armazenado permanentemente no dicionário de dados.
Definição de estruturas de armazenamento e métodos de acesso. Estruturas apropriadas de armazenamento e métodos de acesso são criados escrevendo-se um conjunto de definições que são traduzidas pelo compilador de estruturas de dados e de linguagem de definição.
Modificação do esquema e de organização física. Modificações no esquema do banco de dados ou na descrição da organização da armazenagem física, embora relativamente raras, são executadas escrevendo-se um conjunto de definições que são usadas pelo compilador de DDL ou pelo compilador de estruturas de dados e linguagem de definição para gerar modificações nas respectivas tabelas internas do sistema (como, por exemplo, o dicionário de dados).
Concessão de autorização para acesso aos dados. A concessão de diferentes tipos de autorização permite ao administrador do banco de dados regular a qual partes do banco de dados os diversos usuários podem fazer acesso.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário