Curiosidade: extensões de arquivos mais conhecidas – Parte 01
Todos nós já encontramos alguma vez um arquivo cuja extensão desconhecíamos e sequer sabíamos que programa usar para abri-lo. Confira aqui a lista com algumas das extensões mais conhecidas.
.arj - um dos formatos de compressão mais antigos, ainda que hoje em dia não seja muito usado. O programa Unarj descomprime esses arquivos.
.asf - arquivo de áudio ou vídeo executável com o Windows Media Player.
.asp - Active Server Pages. Formato de páginas Web, capazes de gerar conteúdo de forma dinâmica.
.asf - arquivo de áudio ou vídeo executável com o Windows Media Player.
.asp - Active Server Pages. Formato de páginas Web, capazes de gerar conteúdo de forma dinâmica.
.avi - arquivo de vídeo. É o formato dos arquivos DivX. Windows Media Player, Real Player One e The Playa são os mais usados para vêlos.
.bmp - arquivo de imagem, pode ser aberto em qualquer visualizador ou editor de imagens. Sua desvantagem é o grande tamanho dos arquivos em relação a outros formatos otimizados. Provém do ambiente Windows.
.bak - cópia de segurança. Alguns programas, quando realizam modificações em arquivos do sistema, costumam guardar uma cópia do original com essa extensão.
.bat - é uma das extensões que junto a .com e .exe indica que esse é um arquivo executável em Windows. Costuma executar comandos de DOS.
.bin - pode ser um arquivo binário, de uso interno para algumas aplicações e portanto sem possibilidade de manipulação direta, ou de uma imagem de CD, mas nesse caso deve ir unida a outro arquivo com o mesmo nome mas com a extensão .cue.
.cab - formato de arquivo comprimido. Para ver o conteúdo, é preciso usar um programa compressor/descompressor.
.cdi - imagem de CD gerada por DiscJuggler.
.cfg - tipo de arquivo que geralmente serve de apoio a outra aplicação. Normalmente se escrevem nele as preferências que o usuário seleciona por default (padrão).
.com - arquivo executável em ambiente DOS.
.dat - arquivo de dados. Normalmente armazena informações usadas de forma interna por um programa do qual depende. Costuma ser modificado com qualquer editor de texto.
.dll - este tipo de arquivo é conhecido como biblioteca. Costuma ser utilizado pelo sistema operacional windows de forma interna, para, por exemplo, permitir a comunicação entre um modem e o computador (driver).
.doc - arquivo de texto capaz de armazenar dados referentes ao formato do texto que contém. Para editá-lo é preciso ter o Microsoft Word ou a ferramenta de sistema Wordpad (bloco de notas), entre outros editores de texto.
.dxf - arquivo importado pela maioria dos programas de modelagem 3D.
.exe - arquivo executável. Qualquer programa que queiramos instalar em nosso computador terá essa extensão. Fazendo clique duplo sobre um arquivo com esta extensão iniciamos um processo de instalação ou um programa.
.eps - Encapsulated Postscript. Arquivo de imagens exportadas por grande variedade de programas gráficos como Photoshop, QuarkXPress, Freehand e Illustrator.
.fhx - arquivo de Freehand. O x indica a versão do programa que gerou o arquivo. Assim, a versão 9 do Macromedia Freehand geraria um arquivo .fh9.
.fla - arquivo do Macromedia Flash.
.gif - arquivo de imagem comprimido. Editável com qualquer software de edição de imagem.
.html - Hiper Text Markup Language. Formato no qual se programam as páginas Web. É capaz de dar formato a texto, acrescentar vínculos a outras páginas, chamar imagens, sons e outros complementos. Editável com um editor de textos ou software específico.
.hlp - arquivo de ajuda que vem com os programas.
Continua......
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário