Google lança nova rede social para competir com Facebook

terça-feira, 28 de junho de 2011 19:45 BRT

Por Alexei Oreskovic

SÃO FRANCISCO (Reuters) - O Google apresentou na terça-feira seu mais ousado passo para competir com o Facebook no crescente mercado de redes sociais e manter a liderança na Internet. A companhia, que passou por uma série de tentativas fracassadas de se lançar no mercado de redes sociais, anunciou seu projeto chamado Google+. Este é o primeiro grande anúncio neste segmento desde que o cofundador da empresa, Larry Page, assumiu como presidente-executivo em abril.

Page fez das redes sociais uma prioridade máxima do maior mecanismo de buscas na Internet, já que sua posição como principal provedor de informações pode estar comprometida, à medida que as pessoas passam mais tempo em sites como Facebook e Twitter. "Eles tinham o luxo de fazer erros no passado com iniciativas sociais. Eles realmente não têm o luxo agora", disse Ray Valdes, analista da empresa de pesquisa Gartner, referindo-se ao Google.

O Google+, que está agora disponível para testes, é estruturado de forma notoriamente semelhante ao Facebook, com fotos de perfis e murais de notícias como itens principais.Contudo, os amigos e contatos dos usuários estão agrupados em círculos muito específicos escolhidos por eles, ao invés da típica lista do Facebook.

Mas convencer consumidores a utilizar outra rede social não será nada fácil, disse Rory Maher, analista da Hudson Square Research.
"Eles terão desvantagem por conta dos efeitos que o Facebook tem na rede", disse, citando os 700 milhões de usuários do Facebook, segundo estimativas de empresas de pesquisas na Internet.

Leia Mais >>

Software: Bloodshed Dev-Pascal + Free Pascal Compiler

Desenvolva e compile programas na linguagem Pascal.

Bloodshed Dev-Pascal é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que permite a criação e desenvolvimento de programas na linguagem Pascal baseados no Windows, DLLs ou console através do compilador Free Pascal (integrado no pacote).

Conteúdo deste pacote:

  Compilador Pascal para Win32 (Free Pascal ou GNU Pascal).
  Depurador (GDB ou Insight).
  Destaque de sintaxe customizável.
  Editor multi-janelas com várias opções.
  Trabalhe no arquivo fonte ou no modo projeto.
  Criador de setups.
  Crie programas baseados em console, Windows e DLL.
  Edição de arquivos de recurso (criador de menu, etc.).
  Gerenciador de Projetos, compilador, linker e resultados dos recursos.
  Insira códigos Pascal e declarações automaticamente.
  Criação automática de makefile.
  2 conjuntos diferentes de ícones para menus e barras de ferramentas no Dev-Pascal.
  Gerenciador de ferramentas.
  Modelos e exemplos para criação dos seus próprios tipos de projetos.


Versão: 1.9.2
Tamanho: 8MB
Tipo: Executavél
Licença: Free
Desenvolvedor: Bloodshed
Servidor: Link Direto




Leia Mais >>

sábado, 25 de junho de 2011

Curiosidade: extensões de arquivos mais conhecidas – Parte 02



.ini - guardam dados sobre a configuração de algum programa.

.ico - arquivo de ícone do Windows.

.jpg - arquivo de imagem comprimido, pode ser editado em qualquer editor de imagens.

.js - arquivo que contém programação em JavaScript,utilizado em geral pelos navegadores e editável com qualquer editor de texto.

.log - arquivo de texto que registra toda a atividade de um programa desde que o mesmo é aberto.

.lnk - acesso direto a uma aplicação em Windows. Provém da palavra link (conexão).

.max - arquivo original do programa 3DstudioMax.

.mdb - arquivo de base de dados geralmente gerada pelo Microsoft Access.

.mid - arquivo de áudio relacionado com a tecnologia midi.

.mp3 - formato de áudio que aceita compressão em vários níveis. O reprodutor mais famoso para estes arquivos é o Winamp, ainda que também se possa utilizar o Windows Media Player.

.mpg - arquivo de vídeo comprimido, visível em quase qualquer reprodutor, por exemplo, o Real One ou o Windows Media Player. É o formato para gravar filmes em formato VCD.

.mov - arquivo de vídeo que pode ser transmitido pela Internet graças à tecnologia Apple Quicktime.

.nrg - arquivo de imagem de diso geralmente gerada pelo software de gravação de CDs Nero Burning Rom.

.ogg - formato de áudio comprimido de melhor qualidade que o mp3 e que pode ser reproduzido no Winamp a partir da versão 3.

.ole - arquivo que aplica uma tecnologia própria da Microsoft para atualizar informação entre suas aplicações.

.pdf - documento eletrônico visível com o programa Adobe Acrobat Reader e que conserva as mesmas propriedades de quando foi desenhado para sua publicação impressa. Os manuais online de muitos programas estão nesse formato.

.php - arquivos de páginas Web dinâmicas. É, por sua vez, uma linguagem de programação que permite transladar para a Web conteúdo armazenado em bases de dados.

.pic - arquivo de imagem editável em qualquer editor de imagens.

.png - arquivo de imagem pensado para a Web que se abre com
praticamente todos os programas de imagens.

.ppt - arquivo do software de apresentações PowerPoint, da Microsoft.

.qxd - arquivo do software de editoração QuarkXPress.

.rm - arquivo de áudio do Real, codificado de forma especial para ser transmitido pela Rede graças à tecnologia da Real Networks.

.rar - formato de compressão de dados muito popular e que pode ser manipulado pelo Winrar, entre outros.

.rtf - Rich Text Format, ou formato de texto enriquecido. Permite guardar os formatos de texto mais característicos. Pode ser gerado e editado no WordPad e outros.

.reg - arquivo que guarda informação relativa ao Registro do Windows. Costumam conter dados relativos a algum programa instalado no sistema.

.scr - extensão dos protetores de tela que funcionam em Windows e que costumam encontrar-se na pasta em que está instalado o sistema.

.swf - Shockwave Flash. Formato muito utilizado e facilmente encontrado na Web. Permite sites ricos em animação e som, gerando pequenas aplicações interativas. Para poder vê-los, é preciso ter instalado o plugin da Macromedia.

.txt - arquivo de texto que se abre com qualquer editor de texto.

.ttf - True Type Font. Arquivo de fontes. Os tipos de letras (fontes)instalados no sistema utilizam principalmente esta extensão.

.tif - arquivo de imagem sem compressão. Costuma ser usado para o armazenamento de imagens em alta resolução.

.tmp - arquivos temporários. Se não estão sendo utilizados por algum processo do sistema, o normal é que possam ser eliminados sem nenhum problema.

.vob - arquivos de vídeo de alta qualidade, é usado para armazenar filmes em DVD.

.wab - arquivos nos quais o Microsoft Outlook guarda o caderno de endereços.

.wav - arquivo de áudio sem compressão. Os sons produzidos pelo Windows costumam estar gravados neste formato.

.wri - arquivo de texto com formato gerado pelo editor de texto do sistema, o WordPad.

.zip - talvez seja o formato de compressão mais utilizado. O programa mais popular para comprimir e descomprimir este arquivos é o WinZip.

Dica: como abrir arquivos com programas alternativos

Por padrão, ao clicar duas vezes com o mouse sobre um arquivo este se abre com um programa que lhe seja associado. Por isso é que, por exemplo, os arquivos .doc sejam abertos automaticamente com o Word e os .jpg (formato de imagens) sejam executados em algum editor de imagens. Mas pode acontecer que a pessoa queira abrir este arquivo .jpg com o navegador Internet Explorer. Para isso, será necessário clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, escolher a opção Abrir com... e escolher o programa adequado. Quem tem versões mais antigas do Windows, deve seguir o passo anterior com a tecla Shift pressionada.

Leia Mais >>

Curiosidade: extensões de arquivos mais conhecidas – Parte 01

Todos nós já encontramos alguma vez um arquivo cuja extensão desconhecíamos e sequer sabíamos que programa usar para abri-lo. Confira aqui a lista com algumas das extensões mais conhecidas.

 



.arj - um dos formatos de compressão mais antigos, ainda que hoje em dia não seja muito usado. O programa Unarj descomprime esses arquivos.

.asf - arquivo de áudio ou vídeo executável com o Windows Media Player.

.asp - Active Server Pages. Formato de páginas Web, capazes de gerar conteúdo de forma dinâmica.

.avi - arquivo de vídeo. É o formato dos arquivos DivX. Windows Media Player, Real Player One e The Playa são os mais usados para vêlos.

.bmp - arquivo de imagem, pode ser aberto em qualquer visualizador ou editor de imagens. Sua desvantagem é o grande tamanho dos arquivos em relação a outros formatos otimizados. Provém do ambiente Windows.

.bak - cópia de segurança. Alguns programas, quando realizam modificações em arquivos do sistema, costumam guardar uma cópia do original com essa extensão.
 

.bat - é uma das extensões que junto a .com e .exe indica que esse é um arquivo executável em Windows. Costuma executar comandos de DOS.

.bin - pode ser um arquivo binário, de uso interno para algumas aplicações e portanto sem possibilidade de manipulação direta, ou de uma imagem de CD, mas nesse caso deve ir unida a outro arquivo com o mesmo nome mas com a extensão .cue.
.cab - formato de arquivo comprimido. Para ver o conteúdo, é preciso usar um programa compressor/descompressor.

.cdi - imagem de CD gerada por DiscJuggler.

.cfg - tipo de arquivo que geralmente serve de apoio a outra aplicação. Normalmente se escrevem nele as preferências que o usuário seleciona por default (padrão).

.com - arquivo executável em ambiente DOS.

.dat - arquivo de dados. Normalmente armazena informações usadas de forma interna por um programa do qual depende. Costuma ser modificado com qualquer editor de texto.

.dll - este tipo de arquivo é conhecido como biblioteca. Costuma ser utilizado pelo sistema operacional windows de forma interna, para, por exemplo, permitir a comunicação entre um modem e o computador (driver).

.doc - arquivo de texto capaz de armazenar dados referentes ao formato do texto que contém. Para editá-lo é preciso ter o Microsoft Word ou a ferramenta de sistema Wordpad (bloco de notas), entre outros editores de texto.

.dxf - arquivo importado pela maioria dos programas de modelagem 3D.

.exe - arquivo executável. Qualquer programa que queiramos instalar em nosso computador terá essa extensão. Fazendo clique duplo sobre um arquivo com esta extensão iniciamos um processo de instalação ou um programa.

.eps - Encapsulated Postscript. Arquivo de imagens exportadas por grande variedade de programas gráficos como Photoshop, QuarkXPress, Freehand e Illustrator.

.fhx - arquivo de Freehand. O x indica a versão do programa que gerou o arquivo. Assim, a versão 9 do Macromedia Freehand geraria um arquivo .fh9.

.fla - arquivo do Macromedia Flash.

.gif - arquivo de imagem comprimido. Editável com qualquer software de edição de imagem.

.html - Hiper Text Markup Language.
Formato no qual se programam as páginas Web. É capaz de dar formato a texto, acrescentar vínculos a outras páginas, chamar imagens, sons e outros complementos. Editável com um editor de textos ou software específico.


.hlp - arquivo de ajuda que vem com os programas.

Continua......

Leia Mais >>

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Teste a velocidade da sua internet!

Você anda desconfiando que a velocidade da sua conexão à internet não é exatamente aquela que foi prometida? Pois bem... Que tal fazer um pequeno teste de velocidade?

Existem alguns velocímetros disponíveis na rede confiram a seguir alguns deles!

Destaques:

O RJNET velocímetro ficou famoso por ser um dos pioneiros no Brasil para medir velocidade das conexões de internet. O velocímetro da RJNET apresenta mais de 2 milhões de acessos mensais. A empresa RJNET está localizada no Rio de Janeiro, criada em 1992, foi, aos poucos, ocupando lugar de destaque na área de conexões Internet wireless, adquirindo a carteira de assinantes de outros provedores, como foi o caso da Windnet, da Conexão 2000, da Ondanet e, em 2005, da Infosoluções. Hoje, é um dos maiores provedores de acesso via rádio do Rio de Janeiro.

Como funciona o RJNET Velocímetro?

Quando o usuário clica em "iniciar teste", um arquivo de 100KB é transferido e juntamente ao início da transferência desse arquivo é iniciado um cronômetro que para quando o arquivo for completamente transferido. Tendo estes dados, e feito um cálculo simples de tamanho do arquivo (kb) sobre tempo (s) gerando a notação kbps (kilobit por segundo) que é mostrada para você.



A partir daí e feito outros cálculos simples para exibir os outros valores. A qualidade da conexão é mostrada de acordo com a velocidade obtida em kbps. Se for inferior a 56kbps, são mostrados os valores "baixa/baixa", se forem acima de 56kbps, porém abaixo de 128 kbps são mostrados os valores "alta/média", caso a velocidade seja superior a 128kbps, são mostrados os valores "alta/alta".


Internacional: SPEEDTEST.NET http://www.speedtest.net/

O Speed Test  é uma ferramenta gratuita para medir a velocidade da Internet e ADSL. Com o script, é possível calcular rapidamente a velocidade de internet ou a largura da banda, sendo que é disponível um servidor separado, para evitar que exista interferência na medição e assim se efetue com a maior precisão possível. Portanto, quando você estiver utilizando o SpeedTest, evite efetuar algum download e não utilize nenhum software que acesse a internet como msn, navegadores, etc .. Deixando assim a ligação desimpedida.

Acesse o site speedtest.net e após carregar clique no botão Begin Test.


Aguarde o teste de download e upload terminar!



Assim que terminar é mostrado na tela os resultados de velocidade de ping (tempo de acesso), download (velocidade para baixar) e upload (velocidade para enviar). Também é possível traçar comparações.


Neste Tutorial, mostrei apenas um site nacional que foi o RJNET, e um internacional o Speedtest.net , mas existem diversos outros que podem ser conferidos no link a seguir!

http://www.broadbandreports.com/stest?more=1 (Este site contém links para diversos speed-meters em todo o mundo, separando-os por país e região).
Outro site que indico que utilizo sempre e o site nacional, “minhaconexão”, acesse: http://www.minhaconexao.com.br/

E finalmente: os testes nos velocímetros sugeridos aqui apenas medem a velocidade obtida naquele momento; cada aferição, em horas diferentes do dia, mostrará resultados diferentes (e aceitáveis, dentro de certos limites). Lembrando a todos, quanto mais próximo da sua região o site de testes se localizarem, maior será a eficácia da sua medição.

Dica: Façam o teste pelo menos 3 vezes no mesmo site, geralmente desconsiderando o 1º resultado e fazendo uma média dos dois últimos.

Leia Mais >>

Icann aprova fim de restrições a nomes de domínio na Internet

segunda-feira, 20 de junho de 2011 10:46 BRT

                                             

Por Raju Gopalakrishnan

CINGAPURA (Reuters) - comida.boa, aprenda.salsa, batom.cintilante. Pessoas e empresas poderão registrar sites com quase qualquer endereço a partir do final do ano que vem, desde que tenham justificativa legítima para solicitar o domínio e se disponham a pagar preços salgados. A organização que controla os nomes de domínio da Internet votou nesta segunda-feira pela eliminação das regras que os restringem a sufixos como .com ou .gov, e pretende receber solicitações para nomes novos a partir de 12 de janeiro do ano que vem. As aprovações iniciais devem ocorrer no final de 2012.
Os endereços poderão utilizar quaisquer alfabetos --cirílico, kanji ou devaganari, por exemplo-- para que as pessoas escrevam em russo, japonês e hindi.
"Acredito que seja a maior mudança que já vimos na Internet," disse Peter Dengate Thrush, presidente da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), a jornalistas. "Estamos criando uma plataforma para a próxima geração de criatividade e inspiração," acrescentou. O novo programa para domínios superiores genéricos, ou gTLD, foi aprovado por 13 votos a um, com duas abstenções, pelo conselho da Icann, durante uma reunião em Cingapura.
A única oposição veio de um integrante que acreditava que mais tempo seria necessário para conduzir negociações com governos e outras partes, informou a Icann. Os novos nomes podem incomodar organizações sociais e religiosas, disse Dengate Thrush, caso alguém resolvesse criar, por exemplo, o domínio .nazi.
Segundo ele, as pessoas que investiram no registro de nomes .com lucrativos verão o valor de seus ativos diluído pelas novas regras.

Definir as regras e superar as objeções exigiu anos, disseram membros da Icann. Por exemplo, embora o salgado preço de 185 mil dólares para a criação de um desses novos domínios superiores possa servir para dificultar a ação dos invasores virtuais de marcas, empresas com nomes conhecidos podem ter problemas se alguém criar endereços como coca-cola.paris ou google.zambia. A Icann espera eliminar esses problemas por meio de um processo rigoroso de aprovação que demorará meses e também envolverá governos e outras agências.
"Creio que atravessamos o Rubicão," disse Antony van Couvering, presidente-executivo da Top Level Domain Holdings. "Nossa expectativa era lançar o sistema por volta de 2009," disse ele, acrescentando que a mudança também demorou porque governos queriam lidar com as questões de marcas registradas em seus territórios.
"O processo se estendeu por tanto tempo que algumas das pessoas que queriam participar dele agora estão quebradas ou se decepcionaram," afirmou. De acordo com especialistas, as grandes empresas estariam entre as primeiras a se registrar, o que pode resultar em nomes de domínio terminados por marcas como .toyota, .apple ou .coca-cola.
A decisão é vista como grande oportunidade para que as marcas tomem maior controle de sua presença online e encaminhem visitantes de forma mais direta a certas áreas de seus sites. A japonesa Canon, por exemplo, já anunciou que pretende solicitar os direitos para nomes de domínio com o sufixo .canon. Além de pagar a taxa de 185 mil dólares, pessoas ou organizações terão de apresentar justificativa legítima para solicitar um domínio. A Icann vai utilizar centenas de consultores, que avaliarão as solicitações de forma terceirizada.
Hoje, existem 22 gTLD --.com, .org e .info são alguns exemplos--, e cerca de 250 sufixos nacionais como .uk e .cn. Depois da mudança, a expectativa é de que centenas de novos gTLD sejam registrados. Além de grandes marcas, cidades ou outras comunidades poderão solicitar domínios. Domínios novos como .nyc, .londres ou .food podem oferecer oportunidades para que empresas menores utilizem nomes que já não existem no mercado .com --por exemplo, bicicletas.londres ou indian.food.
"É a próxima expansão da Internet, o futuro da Internet," disse Kieren McCarthy, presidente-executivo da Nxt, uma empresa de San Francisco que lida com questões de política e governança da Internet. "Creio que nossos filhos vão nos achar malucos porque falávamos tanto em .com".

Leia Mais >>

AMD lança novos chips e desafia Intel

quarta-feira, 15 de junho de 2011 10:45 BRT


SAN FRANCISCO (Reuters) - A Advanced Micro Devices, há quase um semestre sem presidente-executivo, está lançando novos processadores dirigidos a computadores pessoais de massa, e quer desafiar as rivais Intel e Nvidia. Os chips Llano, da AMD, que incluem processadores centrais e processadores gráficos, são dirigidos a laptops de potência média e alta e a computadores de mesa.
Os chips, parte da família AMD Fusion, oferecem duração de bateria muito maior e em breve estarão disponíveis em laptops e computadores de mesa, de acordo com a empresa. Um ganho de um por cento de participação no mercado de notebooks elevaria o faturamento da AMD em 137 milhões de dólares, de acordo com Uche Orij, analista do UBS. Alguns analistas especulam que a Intel, cujos processadores equipam 80 por cento dos computadores mundiais, pode responder a qualquer sinal de perda de vendas por meio de um corte de preços.
As vendas explosivas do Apple iPad estão prejudicando a demanda por computadores pessoais, e os investidores puniram as ações da AMD e Intel este ano, porque nenhuma das duas conseguiu até agora conquistar território no mercado móvel. Em janeiro, o conselho da AMD demitiu abruptamente o presidente-executivo Dirk Meyer, devido a preocupações por ele não ter direcionado esforços aos computadores tablet e celulares inteligentes.
Este ano, a Intel também lançou uma nova linha de chips para computadores pessoais que igualmente combinam processamento e funções gráficas, mas os investidores até o momento vêm se interessando mais pela falta de progresso da empresa no segmento de aparelhos móveis. Enquanto isso, o poderio gráfico acrescentado aos novos chips da Intel e AMD deve ser mais que suficiente para muitos usuários de computadores, o que reduzirá a demanda por placas gráficas adicionais, a especialidade da rival Nvidia por muitos anos.
Ciente do futuro limitado de seu mercado base de processadores gráficos, a Nvidia está usando seus conhecimentos nesse segmento para se expandir ao setor de processadores de baixo consumo de energia para tablets e celulares inteligentes, que cresce rapidamente.
Os novos chips da AMD são fruto de sua aquisição da ATI, uma empresa canadense de projeto de chips gráficos, por 5,4 bilhões de dólares em 2006.
(Reportagem de Noel Randewich)

Leia Mais >>

Principais Comandos de Batch Script!

Aqui estão, alguns comandos utilizados em jobs batch. Se você tiver dúvida de algum digite no Prompt de comando: comando/?. Outro modo de vê-los é digitando help no Prompt de Comando.
ECHO [mensagem ou variável]
Escreve na tela
ECHO OFF
Desactiva as informações e confirmações feitas pelo sistema. Como "C:>", "Tem a certeza que deseja fazer tal?"...
ECHO ON
Activa as informações e confirmações do sistema.
ECHO.
Salta uma linha
SET variavel=valor

Cria ou modifica uma variável (espaço reservado temporariamente na memória RAM para guardar algumas informações númericas, de caracteres, positivo/negativo entre outros. Não podem ter acento e devem começar com letra). Para chamar a variável posteriormente basta colocá-la entre "%". Por exemplo:
SET nome=João
ECHO O nome dele é %nome%
:nomedolink

Nomeia um ponto do arquivo de lote permitindo avançar ou voltar à execução a partir daquele ponto.
CLS
Este comando limpa todo o ecrã. CLear Screen.
@[Comando]
Desativa as informações e confirmações feitas pelo sistema apenas para esta linha.
IF [condição] (
    [acção]
) ELSE (
   [acção2]
)

Este é um comando condicional. "Se condição fazer acção, senão fazer acção2".
Por exemplo
@ECHO OFF
SET nome=Ana
IF "%nome%"=="Ana" (
   ECHO Oi Aninha!
) ELSE (
   ECHO Oi %nome%!
)
GOTO [ponto]

Avança ou volta a execução para um ponto do arquivo de lote.
FOR /L %%variavel IN (início,incremento,fim) DO comando [parâmetro]
Repete um comando várias vezes fazendo incrementações até o fim ser atingido.
  • /L, é uma opção do comando FOR que faz as iteracções
  • %%variavel, é o nome da variável que vai ser incrementada
  • início, é o valor de início da variável que será incrementada
  • incremento, número que será somado a cada iteracção
  • fim, a repetição irá acabar quando o valor da variável atingir este valor
  • comando, um comando que será repetido
  • [parâmetro], o parâmetro do comando que será repetido
Por exemplo
@ECHO OFF
FOR /L %%a IN (1,1,5) DO ECHO O valor de A é %%a

PAUSE
Faz uma pausa e só volta quando o utilizador premir alguma tecla do teclado.
REM [comentário]
Este comando não faz absolutamente nada. Ele é utilizado para inserir comentários nos arquivos.
  • Todos aqui listados são comandos de MS-DOS que foram criados especificamente para arquivos de lote. Se você precisar de mais detalhes sobre cada um deles basta digitar no MS-DOS (ou no prompt de comando do Windows) [comando]/? Todos comandos de MS-DOS também entram nesta lista incluindo chamadas de outros programas para este sistema.
Condições
  • Numéricas e Caracteres:
    • Igual (EQU ou ==)
    • Diferente (NEQ)
    • Menor que (LSS)
    • Menor ou igual a (LEQ)
    • Maior que (GTR)
    • Maior ou igual a (GEQ)
    • Condição negativa (NOT)
  • Variáveis:
    • Definido (DEFINED [variável sem %])
    • Condição negativa (NOT)
  • Em arquivos:
    • Existe (EXIST)
    • Condição negativa (NOT)
Os símbolos acima vêm das seguntes fontes:
EQU vem da palavra inglesa EQUals (Igual).
NEQ vem da palavra inglesa Not EQuals (Não-Igual, diferente)
LSS vem da palavra inglesa LeSS (Menor)
LEQ vem da palavra inglesa Less or EQuals (Menor ou Igual)
GTR vem da palavra inglesa GreaTeR (Maior)
GEQ vem da palavra inglesa Greater or EQuals (Maior ou Igual)
NOT é uma palavra inglesa que significa Não
DEFINED é uma palavra inglesa que significa Definido
EXIST é uma palavra inglesa que significa Existe

Caracteres
As condições numéricas e de caracteres são iguais, porém avaliam de maneira diferente. Por exemplo, se compararmos "Ana" com Danielle na condição LEQ (Menor ou igual), será avaliado o tamanho. "Ana" tem 3 letras e "Danielle" tem 8. Então "Danielle" é maior que "Ana" e a condição é positiva. Veja como ficaria:
@ECHO OFF
SET nome1=Ana
SET nome2=Danielle
REM O resultado da condição abaixo será positivo
IF "%nome1%" LEQ "%nome2%" ( ECHO Positivo ) ELSE ( ECHO Negativo )

Numéricas
Nas condições numéricas não há mistério, as duas únicas diferenças entre as condições numéricas e de caracteres é que nas numéricas são avaliados os números, não o tamanho, e que você não usa aspas. Vamos supor que a Ana tem 23 anos e que a Danielle tem 19. Se compararmos as suas idades respectivamente usando LSS (Menor que) o resultado será negativo. Veja como ficaria:
@ECHO OFF
SET ana=23
SET danielle=19
REM O resultado da condição abaixo será negativo
IF %ana% LSS %danielle% ( ECHO Positivo ) ELSE ( ECHO Negativo )
ELSE ( ECHO Negativo )

Arquivos
A condição EXIST verifica se existe algum arquivo. Por exemplo, se existir o arquivo "exemplo.bat" o resultado será positivo, senão negativo. Veja como ficaria:
@ECHO OFF
IF EXIST exemplo.bat ( ECHO Positivo ) ELSE ( ECHO Negativo )

Esta condição não para por aí. No sistema MS-DOS, você pode fazer uma "pesquisa" na pasta em que está por um arquivo digitando parte dele. Você usa "*" para indicar a(s) parte(s) que você não sabe. Por exemplo, se existir algum arquivo com a extensão ".bat" na pasta atual o resultado será positivo, senão negativo. Veja como ficaria:
@ECHO OFF
IF EXIST *.bat (ECHO Positivo ) ELSE ( ECHO Negativo )

Origem Texto: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leia Mais >>

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo