Nova tecnologia pode ajudar Intel no mercado de aparelhos móveis!
A próxima geração de processadores Intel, de codinome "Ivy Bridge", será a primeira a utilizar os novos transistores Tri-Gate.
quarta-feira, 4 de maio de 2011 16:59 BRT
Esta ilustração compara um transistor plano (esquerda) a um Tri-Gate (direita) |
Por Noel Randewich e Paul Sandle
SAN FRANCISCO/LONDRES (Reuters) - A Intel revelou uma tecnologia de próxima geração que colocará mais transistores em seus microchips, esperando que ela ajude a fabricante a disputar o concorrido mercado de tablets e smartphones. A Intel espera iniciar a produção de seus primeiros chips para PCs e servidores usando a nova tecnologia -- apelidada de Ivy Bridge -- no fim de 2011 e afirmou que também fará novos processadores para aparelhos móveis.
A tecnologia inovadora pode ser uma ameaça para a concorrente ARM, que domina o mercado de dispositivos de telefonia móvel. As ações da Intel subiam 1,95 por cento na Nasdaq e as da ARM fecharam em queda de 7,3 por cento na bolsa de Londres. Mas analistas afirmam que ainda há dúvidas se a gigante do mercado de PCs pode fazer incursões imediatas no território da ARM. "Com a convergência de PCs, smartphones e tablets, claramente a Intel quer ir além de seu mercado principal de PCs. A questão é 'Será que eles conseguiram um processador energeticamente eficiente o bastante para competir no setor de computação móvel?'", afirmou Adrien Bommelaer, analista da Matrix.
"Eles estão lançando um chip que, segundo a empresa, é 50 por cento mais econômico que a geração anterior, com tecnologia de 32 nanômetros, o que é um grande passo na direção correta", afirmou. "Mas será isso suficiente? Eu não sei. Lembre-se de que a ARM também está melhorando nesse aspecto". Os processadores da Intel são usados em 80 por cento dos PCs do mundo, mas a fabricante não conseguiu fazer seus produtos serem usados em gadgets como o iPad, da Apple.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário