O que e um servidor?
Conheça os principais tipos de servidores existentes!
Server (Servidor)
Servidor IBM X3200Xeon |
Servidor de grande porte IBM (Mainframe) |
Os computadores que acessam aos serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.
Arquitetura cliente-servidor |
Os servidores mais conhecidos são:
Servidor de Arquivos: Maquina contendo arquivos a serem lidos ou gravados por outras maquinas da rede.
Servidor de WEB: Você pode instalar um servidor de WEB para hospedar sites, podendo ser públicos (Internet) ou privados (Intranet).
Servidor de Impressão: O nome já diz tudo. Uma máquina com uma impressora conectada de forma que clientes possam usá-la como ela estivesse conectada localmente.
Servidor DHCP: Este serviço permite que as máquinas clientes sejam configuradas em "Obter um endereço IP automaticamente", não havendo a necessidade de configurar manualmente cada máquina da rede com um endereço IP diferente.
Servidor de Comunicação: Usado no caso de a rede acessar a Internet usando um provedor discado local (ISP) ou um provedor de acesso através de linha dedicada (IDSN, ADSL, entre outros.
Servidor de DNS: Permite criar um banco de dados para a conversão de endereços IP em nomes e vice-versa.
Servidor de DNS: Permite criar um banco de dados para a conversão de endereços IP em nomes e vice-versa.
Servidor de E-mail: Serve para armazenar e enviar mensagens destinadas aos usuarios da sua rede.
Servidor de Virtualização: Servidor que permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.
Servidor de Fax: Os servidores de fax gerenciam o tráfego de faz para dentro e para fora de uma rede compartilhando uma ou mais placas de fax modem.
Servidor de banco de dados: Permite manipular informações, e criar cadastros. Existe ainda o servidor de imagens, um tipo de servidor de banco de dados específico para imagens digitais.
Servidor Proxy: Servidor que atua como um cachê, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.
Servidor FTP: Permite acesso de outros utilizadores a um disco rígido ou Servidor. Esse tipo de servidor armazena ficheiros para dar acesso a eles pela internet.
Dentre os servidores citados acima existem ainda diversos outros tipos de servidores, Você deverá instalar os servidores de acordo com a aplicação da sua rede.
Vantagens de uma rede baseada em um servidor.
Compartilhamento de Recursos: Um servidor é projetado para fornecer acesso a muitos arquivos e impressoras, ao mesmo tempo em que mantém o desempenho e a segurança para o usuário. O compartilhamento de dados baseado em um servidor pode ser administrativo e controlado centralmente. Em geral, os recursos são localizados centralmente e são mais fáceis de localizar e suportar do que os recursos localizados em computadores aleatórios.
Segurança: A segurança é, na maioria das vezes, o motivo principal para escolher uma abordagem de rede baseada em servidor, como uma rede Windows NT Server, a segurança pode ser controlada por um administrador, que estabelece e aplica o plano a cada servidor na rede.
Backup: Como os dados estão centralizados em um ou em poucos servidores, é mais fácil garantir que seja feito backup com agendamento regular.
Número de usuários: Uma rede baseada em servidor pode dar suporte a milhares de usuários. Este tipo de rede, jamais poderia ser gerenciado como uma rede par a par, mas a monitoração atual e os utilitários de gerenciamento de rede possibilitam a operação de uma rede baseada em servidor por um grande número de usuários.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário