quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 – Os 10 posts mais acessados do tecnosolution

O ano já está no fim então nada melhor do que relembrar tudo que rolou aqui no Blog, certo?


Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos os leitores que já entraram ou entram regularmente no Blog para acompanhar as postagens, vocês são de essencial importância para o crescimento do “Tecnosolution”. No momento em que paro para escrever esse texto, o blog possui 145510 mil visualizações, 365 postagens e 94 curtidas no Facebook. São números consideráveis para um blog que começou suas atividades humildemente em 18 de janeiro de 2011 com um post em titulado: O que são sistemas operacionais? de la pra cá o blog tem crescido dia após dia, e assim me impulsionando a busca a cada dia, mais conhecimento para repassar a todos aqueles que tem nos prestigiado como leitores e colaboradores deste blog!

Em 2013 as postagens mais acessadas foram nas categorias, Linguagem C, Eletrônica, Redes de Computadores, Entretenimento, curiosidades e GNU/Linux.

Confira as mesmas a seguir:
A primeira postagem mais acessada do blog em 2013 foi na categoria eletrônica com o titulo Eletrônica: Como Calcular a ResistênciaEquivalente de um Circuito (Serie e Paralelo)!



A segunda mais acessada foi na categoria Linguagem C, com o seguinte titulo: Linguagem C – Exercício 04 – Recebe duas notas de umaluno calcula e mostra a media ponderada


A terceira mais acessada foi na categoria Redes de Computadores, com o seguinte titulo: O que é oTCP/IP e quais as suas camadas.


A quarta também foi na categoria de Redes de computadores com o titulo: Diferençaentre Unicast, multicast e Broadcast.



A quinta foi na categoria de eletrônica, com o seguinte título: Eletrônica: leisde kirchhoff para circuitos elétricos.



A sexta foi na categoria Linguagem C com título: Linguagem C – Exercício 02 –Subtração de dois números.


A sétima foi na categoria Entretenimento e Curiosidades com titulo: MEGA – 50 GBGrátis de Armazenamento On-Line.



A oitava foi na categoria Linguagem C com título: Linguagem C – Exercício 03 –Multiplicação de três números.



A nona foi na categoria GNU\Linux com título: Linux, História e características –Parte 02.


E por fim, a décima também foi na categoria Linguagem C, com titulo: Linguagem C– Exercício 01 – Programa Olá Mundo comentado.



É isso pessoal, não deixem de acompanhar o Blog no facebook:


Boas Festas!
Carlos Eduardo.M.Santos

administrador do blog tecnosolution

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terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

“O Natal não é fim de ano, é recomeço, é o nascimento do Menino Jesus, é a esperança de que um novo ano que se aproxima. De nada adianta acender as luzes se não nasce no coração dos homens o verdadeiro sentido do Natal. Entender o verdadeiro significado do Natal é buscar Cristo nos pequenos e grandes detalhes, é vivenciar o nascimento do salvador todos os dias de nossa vida com amor. Para quem busca Cristo sempre é natal.”

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE PAZ E RENOVAÇÕES, E O QUE DESEJA O TECNOSOLUTION A TODOS OS LEITORES E COLABORADORES QUE TEM NOS PRESTIGIADO NESTES QUASE TRÊS ANOS DE BLOG!



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quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aprenda a rodar aplicativos para Android no PC!



A Google Play tem milhões de aplicativos e jogos disponíveis para download para quem é usuário do Android e alguns deles podem fazer falta para quem só utiliza um computador comum.

Isso, no entanto, não deve ser um impeditivo para quem gostaria de testar um aplicativo ou utilizar um recurso bacana, como o Whatsapp, no PC já que há maneiras inteligentes de executar estes apps em um computador com Windows.

Abaixo damos as dicas para instalar aplicativos de Android no seu PC:

O primeiro passo é baixar e instalar o aplicativo BlueStacks App Player. O software é responsável por emular o ecossistema para rodar os apps para o sistema operacional do Google. 
Clique aqui para baixar.

Quem já está familiarizado com o Android não terá problemas em entender como funciona o software. Para procurar por um aplicativo, é necessário clicar sobre a lupa azul na parte superior da tela



Em seguida, procure pelo aplicativo que você tem interesse em rodar em seu computador e clique em “Find” e selecione a opção desejada e dê "Install". No exemplo abaixo, instalamos o Whatsapp, que oferece um serviço bacana e que não possui uma versão adequada para o PC. Jogos como Jetpack Joyride e Angry Birds também rodam bem no emulador.




O aplicativo irá buscar o app pesquisado em três lojas diferentes. A terceira coluna, do Google Play, é a mais recomendada, por trazer os aplicativos com maior controle de qualidade.

A instalação pode requisitar uma conta no Google para dar prosseguimento à instalação do app. Além disso, antes de efetuar a instalação, será necessário concordar com os termos de uso do Google Play.

Uma vez aceitos os termos, você será direcionado à página do app e deverá clicar em Instalar. Em seguida, pressione Aceitar e Fazer Download para iniciar a instalação.

Para executar o aplicativo, clique no botão central inferior para ir à página inicial do emulador. Basta pressionar “My Apps”, no canto superior da tela, para acessar todos os aplicativos que você instalou. Por fim, clique naquele que deseja executar.




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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A importância da Engenharia de Software

Quando começamos a programar, somos os programadores “modo vida-louca”. Isso quer dizer que geralmente não nos preocupamos em “modelar” todo o software antes de começar a programar, não nos preocupamos com os requisitos, dados de entrada e saída, métodos que serão implementados, etc. Simplesmente ligamos o computador e começamos a programar.



Em alguns programinhas básicos, isso funciona perfeitamente, e o planejamento do software pode até ser desnecessário. Mas imaginem o desenvolvimento de um software complexo, com várias funções, interface gráfica, vários pacotes e até mesmo vários programadores. Se não houver um planejamento e toda uma ilustração do software antes de começar a programá-lo, é praticamente certo que iremos nos perder no meio do desenvolvimento do mesmo. E se você já teve a (in)felicidade de pegar o código-fonte de outras pessoas para fazer uma correção, sabe da dificuldade desse processo se o código não estiver bem documentado/comentado/limpo/etc.

É pra isso que existe a Engenharia de Software. Segundo a definição encontrada na mãe-wikipedia, Engenharia de software é uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.

Temos que ter em mente que a Engenharia de Software tem um papel fundamental no sucesso do desenvolvimento do software, pois faz com que o(s) programador(es) tenham um maior controle e conhecimento do software antes do mesmo começar a ser desenvolvido. Por isso, é muito importante um estudo detalhado da engenharia de software pra quem quer ser um programador, pois quem já trabalha na área desenvolvendo softwares junto com outros programadores, sabe como a Engenharia de Software é essencial para o andamento do trabalho.



A documentação do software também é importante para o cliente que contrata os serviços do programador, para que ele tenha em mãos uma especificação do que será o seu programa, podendo assim fazer correções e adicionar recursos para que o software fique da maneira que ele deseja. Por isso, a primeira fase do desenvolvimento é o contato com o cliente, a conversa propriamente dita, levantar as vontades do cliente para que o software seja como o usuário deseja e não como deseja o programador. Com esses dados, o projetista de software elabora a documentação de como o software será desenvolvido, as tecnologias que serão usadas, os métodos, etc. Ou seja, documenta-se desde a parte mais abstrata do programa até suas especificações detalhadas, como estruturas, linguagem de programação, dependências, etc.

Espero que tenham gostado.


Abraços.

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Curiosidade: conheça a GNU (General Public License)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Logotipo de GNU GPL v3


Logotipo GNU.

GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. O software utilizado para administrar o conteúdo da Wikipédia é coberto por esta licença, na sua versão 2.0 ou superiores.

Conteúdo

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

1.  A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
2.  A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3.    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.
A GPL está redigida em inglês e atualmente nenhuma tradução é aceita como válida pela Free Software Foundation, com o argumento de que há o risco de introdução de erros de tradução que poderiam deturpar o sentido da licença. Deste modo, qualquer tradução da GPL é não-oficial e meramente informativa, mantendo-se a obrigatoriedade de distribuir o texto oficial em inglês com os programas.

História

A licença GPL foi originalmente publicada em Janeiro de 1989. No entanto, passado pouco tempo, ficou claro que o texto da licença comportava vários problemas, pelo que em Junho de 1991 foi publicada a GPL versão 2, sendo ao mesmo tempo introduzida uma nova licença LGPL. Em 2005, Stallman anunciou que estava a preparar uma nova versão da licença em conjunto com Eben Moglen. Essa nova versão, foi chamada de GPLv3 e o primeiro esboço foi publicado em 16 de Janeiro de 2006, sendo a versão final lançada em 29 de Junho de 2007.

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sábado, 14 de dezembro de 2013

Curiosidade: Excluir todos os Hyperlinks de uma só vez no Microsoft Word 2007 / 2010

A seguir veremos como remover Hyperlinks de um Texto do Microsoft Word 2007 ou 2010. Não testei em versões anteriores a essas, mas pode ser que também venha a funcionar. Então vamos lá!

Quem nunca copiou um texto da internet no Word e quis tirar todos os hyperlinks do texto de uma só vez? Aposto que quem mais mexe com isso passa quase sempre por este problema. Muitos acabam retirando os hyperlinks um por um, mas quem acompanha o tecnosolution vai ficar admirado com a facilidade de remover TODOS de UMA SÓ VEZ! Não é nenhuma brincadeira, não. É verdade e nem um pouco complicado.

Só você sabe o que é fazer aquela pesquisa da escola/facu no Wikipedia, transferir para o Word e ver aquele monte de hiperlinks azuis e sublinhados. Para quem não sabe o que são Hiperlinks, são trechos de texto que ligam uma página a outra. 

Logo abaixo há um exemplo de texto com Hyperlinks:



para removê-los, o processo é bem simples. Basta selecionar todo o seu texto (CTRL+T), ou a área que deseja remover os Hyperlinks, e pressionar a combinação de teclas: Ctrl+Shift+F9.

Instantaneamente todos eles serão removidos, deixando apenas o texto plano...

OBS: Pode ser que, em algumas vezes, o texto ainda fique de cor azul e sublinhada, aí basta formatar convencionalmente

É só isso, caso haja dúvidas, perguntem abaixo.

Valeu ^^


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Conheça as licenças usadas para distribuição de softwares, músicas, dados e conteúdo digital

Novas opções aparecem para substituir modelos anacrônicos de gerência de direitos autorais de programas, músicas, jogos, vídeos e e-books




Apesar da lei de direitos autorais 9.610/98 balizar os direitos autorais de músicas, imagens, e da 9.609/98 tratar dos programas de computador, trazendo uma série de restrições a divulgação e publicação das obras intelectuais protegidas, nasceu, na comunidade da informática, sistema mais modernos e funcionais para distribuição de conteúdo, que permitem um trânsito de informação jamais visto em nenhuma fase de História da humanidade.

Sem delongas, vamos destrinçar alguns modelos de licenciamento e distribuição do software, livros e fonogramas.

1- Shareware - nesse tipo de licença, o autor e legal titular dos direitos da obra oferece, gratuitamente, uma parte limitada do software ou do conteúdo a ser posteriormente comercializado. É uma figura que se assemelha muito com a venda a contento. O usuário conhece e lança mão de alguns recursos limitados do software (ou de outro conteúdo digital). Se gostar, pode comprar a licença full para obter todos os recursos da versão oficial.
 
2- Freeware - o freeware é o próprio conteúdo disponibilizado gratuitamente, muitas vezes com restrições para a redistribuição comercial. O importante é que, para ser um freeware, o programa ou aplicação devem proporcionar todas os recursos do programa original

3- Trialware -
  muito parecido com o shareware, no entanto possui um ou dois níveis do aplicativo completos para uso. Após isso, é necessário pagar para continuar.

4- Demo - tipo de licença geralmente usada em jogos, propõe um nível completo para exploração como promoção do software comercial.
 
5- Ad-aware - programa gratuito, com todas as funcionalidades, com o adicional de apresentar publicidade online no meio do programa (que geralmente custeiam o software e seu fabricante).
 
6- Donantionware - é um freeware, que dispõe de uma seção em que seu autor informa dados bancários ou de pagamento online para, aqueles que quiserem, aportarem recursos para manter a boa qualidade do software.
 
7- Copyleft - é um dos conceitos que Richard Stallman implantou com o manifesto GPL (Licença Geral Pública). Em ironia ao copyright, no copyleft o usuário pode redistribuir o software ou outro conteúdo digital livremente, mantendo a possibilidade de terceiros de produzirem trabalhos derivados, sob a mesma licença, abrindo essas alterações a quem se interessar.
 
8- Creative Commons - essa organização não governamental também visa a regularizar um modelo de cópia e transferência de conteúdo mais liberal que o copyright. A Creative Commons propõe diversas licenças, algumas que permitem apenas o uso e a redistribuição com fins não comerciais, outras que permitem o uso gratuito, mas que não permitem nem a redistribuição e nem ao menos a produção de trabalhos derivados.
 
9- BSD - A Berkeley Software Distribution (da Universidade da Califórnia) é um dos modelos mais usados para distribuição do software livre. O grande diferencial dele para a Licença Geral Pública, no caso, está na necessidade de dar crédito a cada um dos desenvolvedores envolvidos no projeto, bem como prestar informações de suas origens. O BSD é o modelo que mais se aproxima do domínio público, permitindo a seu usuário fazer trabalhos derivados de software e destiná-lo como bem entender, sem a necessidade, por exemplo, de divulgar o códifo fonte.
 
10- GPL - Licença Geral Pública - A GPL baseia-se me quatro princípios: a liberdade de executar o programa, qualquer que seja o propósito; a liberdade de estudar e adaptar o programa às suas necessidades; a liberdade de redistribuir o trabalho produzido; a liberdade de aperfeiçoar o programa e de divulgar essa melhoria para toda a comunidade gratuitamente. A diferença da GPL para a BSD é que o usuário jamais pode esconder, no primeiro caso, o código fonte de suas alterações, nem tampouco sonegá-lo aos demais membros da comunidade informática. Nem, tampouco, pode impor restrições sobre os trabalhos desenvolvidos tendo como base programas licenciados sob a GPL.


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Reflexão: Discurso de Steve Jobs em 2005, na Universidade de Stanford!

“Às vezes, quando você inova, comete erros. É melhor admiti-los rapidamente e continuar a melhorar suas outras inovações.”
Neste discurso do ano de 2005 na universidade de Stanford, Jobs descreve como uma empresa que surgiu de uma idéia de dois amigos, numa garagem chegou a se tornar a mais inovadora e lucrativa empresa do ramo de tecnologia. Durante o discurso Jobs deixa claro que todo o conhecimento que adquirimos, mesmo pensando não ser importante, é fundamental para realização dos nossos sonhos e contribui consideravelmente para aflorar a criatividade e inovação.
Assista o discurso completo em vídeo


Trechos marcantes do Discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford

“Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que eu fazia. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores. Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado [o que gosta de fazer], continue procurando. Não pare. Do mesmo modo como todos os problemas do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer relacionamento longo, só fica melhor e melhor ao longo dos anos. Por isso, continue procurando até encontrar, não pare.”
“Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Por que quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de se envergonhar ou de errar – isto tudo cai diante da face da morte, restando apenas o que realmente é importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para eu saber evitar em pensar que tenho algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração.”
“Isto foi o mais perto que cheguei da morte e espero que seja o mais perto que eu chegue nas próximas décadas. Tendo passado por isso, posso dizer agora com mais certeza do que quando a morte era apenas um conceito intelectual: ninguém quer morrer. Até mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para ir para lá. Ainda, a morte é um destino que todos nós compartilhamos. Ninguém conseguiu escapar dela. E assim é como deve ser, porque a morte é talvez a melhor invenção da vida. É o agente que faz a vida mudar. É eliminar o velho para dar espaço para o novo. Neste momento, o novo são vocês, mas algum dia não tão longe, vocês gradualmente serão o velho e darão espaço para o novo. Desculpa eu ser tão dramático, mas é a verdade.”
“Seu tempo é limitado. Por isso, não perca tempo em viver a vida de outra pessoa. Não se prenda pelo dogma, que nada mais é do que viver pelos resultados das idéias de outras pessoas.”

Conclusão

Steve Jobs deixou um legado, precisamos buscar a realização dos nossos sonhos, problemas sempre vão existir, o que precisamos é adquirir sabedoria para contornamos isso e seguirmos em frente, com fé, coragem e principalmente criatividade.

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sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Software Livre, Software Proprietário e Software Comercial


Software Proprietário: é um software que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Para fazer uso ou qualquer alteração no programa (quando possível) é necessária a compra de uma licença. Alguns dos mais conhecidos softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o Real Player, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.

Software Livre: segundo a definição da Free Software Foundation, é qualquer programa que possa ser utilizado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O Software livre respeita os direitos dos utilizadores permitindo que partilhem com outros o que aprenderam, já respeitante ao lucro, não se opõem ao software vendido almejando lucro (software comercial) desde que respeitem o copyleft.

Software comercial: é um software criado com o objetivo de gerar lucro para a empresa que o criou seja pela venda de licenças ou pela utilização de anúncios no programa. Um software comercial muito utilizado é o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger). O programa é considerado um software comercial, pois embora seja propriedade da Microsoft e conseqüentemente, de código fechado, ele gera lucro para a empresa através dos diversos anúncios presentes no programa.


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