domingo, 7 de abril de 2013

Eletrônica: Leis de Kirchhoff para circuitos elétricos


As Leis de Kirchhoff são assim denominadas em homenagem ao físico alemão Gustav Kirchhoff (1824 - 1887).

Formuladas em 1845, estas leis são baseadas no Princípio da Conservação da Energia, no Princípio de Conservação da Carga Elétrica e no fato de que o potencial elétrico tem o valor original após qualquer percurso em uma trajetória fechada (sistema não-dissipativo).

Primeira Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós

Está lei é chamada de Lei dos Nós, pois em um circuito elétrico é comum existir um ponto comum entre três ou mais condutores, este ponto é chamado de nó.

Vejamos a ilustração abaixo: 



A primeira Lei de Kirchhoff, afirma que a soma das intensidades das correntes que chegam a um nó é igual à soma das intensidades das correntes que dele saem. 

É o que explica a figura acima: (i1 = i2 + i3).

Segunda Lei de Kirchhoff ou Lei das Malhas 

Esta lei é chamada de Lei das Malhas, pois em um circuito elétrico é possível existir um conjunto de elementos de circuito que constitui um percurso fechado. Vejamos a ilustração abaixo: 

Malha ABCD

A segunda Lei de Kirchhoff afirma que percorrendo uma malha num certo sentido, partindo e chegando ao mesmo ponto, a soma algébrica das d.d.p. é nula.

Veja a seguir um vídeo explicativo:



Leia Mais >>

Eletrônica: Como Calcular a Resistência Equivalente de um Circuito (Serie e Paralelo)!


Introdução

Em muitas situações práticas, tem-se a necessidade de uma resistência maior que a fornecida por um único resistor. Em outros casos, um resistor não suporta a intensidade de corrente que deve atravessa-lo. Nessas situações utilizam-se vários resistores associados entre si.

Os resistores podem ser associados em série, em paralelo o uma combinação de ambas, denominada mista.

O resistor equivalente

É o resultado de uma associação, é o resistor que produz o mesmo efeito da associação, ou seja, submetido à mesma tensão da associação, deixa passar corrente de mesma intensidade.

Associação série

Em uma associação série os resistores estão ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente.

nesse post vou explicar como calcular a resistência total de um circuito, Também chamada de Req ou Rt. Na figura A é mostrado um circuito em série, neste caso é bem mais fácil calcular, pois apenas precisamos somar o valor dos resistores!

Veja na figura abaixo:



Associação paralela

Quando dois ou mais resistores estão ligados através de dois pontos em comum no circuito, isto é, os resistores têm os mesmos terminais ligados à mesma tensão, de modo a oferecer caminhos diferentes para a corrente, temos um circuito em paralelo.

Na figura B é mostrado um circuito em paralelo, com 2 resistores, essa fórmula só pode ser usada se o circuito possuir apenas dois resistores em paralelo!

Veja a figura abaixo:

                         
Na figura C , é mostrado um circuito em paralelo com 3 resistores, esta fórmula serve para calcular qualquer quantidade de resistores em paralelo!

Veja a figura abaixo:


Primeiro devemos dividir 1 pelo valor de cada resistência do circuito, quando já tiver dividido, some todos os resultados, depois divida 1 por esse resultado, o valor encontrado será a resistência total do circuito!

Espero que esse post contribua no aprendizado dos amigos!

qualquer dúvida deixe seu comentário.

Abraço a todos!


Leia Mais >>

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo