domingo, 25 de março de 2012

Memória RAM Entenda sua importância!

Responsável por gerenciar as tarefas, armazenar dados e muito mais: conheça a memória RAM (Random Access Memory, ou seja, memória de acesso aleatório. Tipo de memória que permite a leitura e a escrita).



A importância da memória RAM é fundamental para o bom funcionamento do computador, já que é responsável por gerenciar as tarefas que você executa com ele ligado.

A memória RAM é responsável pelo armazenamento dos dados e das instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. É para ela que são transferidos os programas (ou parte deles) e os dados que estão sendo trabalhados no momento.

Ela realiza o processamento dessas informações enquanto o micro estiver ligado. Após seu desligamento, os dados ali contidos são perdidos. Por isso ela é chamada de memória temporária ou volátil.

Os módulos de memória RAM, chamados também de "pentes", ficam na placa-mãe, encaixados em espaços chamados "slots".

Mas memória RAM deixa meu computador mais rápido?

A princípio, sim. Quanto mais memória RAM o computador tiver, tanto mais rápido será o seu funcionamento quanto ele suportará a execução de funções simultâneas mais facilmente. Existem pentes de 256 Mb, 512 Mb, 1Gb, 2Gb e 4Gb.

Importante: mais memória não deixa o processador mais rápido. Dois micros com a mesma quantidade de memória e processadores diferentes terão rendimentos diferentes. Ao acrescentarmos mais memória, notamos, sim, um aumento de eficiência no micro, uma vez que ele perderá menos tempo para recuperar os dados armazenados na memória virtual.

Essa memória é um recurso pelo qual o sistema operacional utiliza o disco rígido como uma extensão da RAM quando essa memória está totalmente ocupada. Como a memória física é mais veloz que o disco rígido, o desempenho do computador melhora.


Leia Mais >>

Humor: Perdeu, mané!

Video legal que mostra viciados em tecnologia!


rsrsrs!!

Leia Mais >>

Humor: Origem do logo do Google Chrome!


Para descontrair um pouco: olhe a sátira de como surgiu o logo do Google Chrome! rs


Leia Mais >>

Como remover a Senha do Setup (Resetar a BIOS - Clear CMOS).


Muitas pessoas já se depararam com um problema de senha na BIOS: algumas pessoas colocam uma senha no Setup e depois a esquecem. Isso é realmente um problema pois o esquecimento dela pode fazer com que você não ligue mais o micro - e muitos ficam desesperados achando que isso não tem solução, gastando dinheiro pagando técnicos para retirarem a senha para poder acessar o computador!

Este tutorial visa ensinar os usuários responsáveis a acessar a BIOS de modo a retirar a senha do Setup em casos estritamente necessários! 

Através da bateria

Você pode remover a senha retirando uma bateria presente na placa-mãe. Antes de abrir o computador, certifique-se que o mesmo está desligado da corrente elétrica, após aberto, procure por uma bateria que é bem fácil localizá-la (bateria tipo moeda) e assim que você retirá-la, aguarde alguns instantes e insira-a novamente. Desta maneira o conteúdo do Setup será apagado, retornando ao valor default (as modificações realizadas manualmente na BIOS terão de ser refeitas).

Obs: Pode ocorrer em alguns casos que a bateria seja de outro modelo e esteja fixada na placa-mãe, desta forma não será possível removê-la, então siga para a próxima dica.


Através do jumper

Você também pode remover a senha por meio de um jumper (pino retangular) localizado na placa-mãe. É muito importante verificar o manual da sua placa-mãe para saber a correta localização deste jumper (geralmente próximo a bateria). Basta mudar a posição do jumper para que os dados da BIOS voltem ao default quando o micro for ligado (você deverá voltar o jumper à sua posição original após ter acesso à BIOS).



Através de programas

Caso não queira abrir o seu computador, correr o risco de levar um choque elétrico ou danificar algum componente da placa-mãe, a solução é resetar o BIOS por meio de programas. Um exemplo é o "Kill Cmos" (alguns antivírus acusam o arquivo de ser um vírus, mas ele não é, a confusão é feita porque apagar o conteúdo da memória CMOS é um comportamento de alguns vírus e o anti-vírus não reconhece a diferença entre o vírus e um programa específico para esse fim).






Leia Mais >>

sábado, 24 de março de 2012

Você sabe como instalar uma impressora corretamente?


A impressora local é um equipamento conectado diretamente ao computador. As impressoras geralmente vêm com um CD de instalação fornecida pelo fabricante que inclui um assistente personalizado para a instalação dos drivers necessários e definição automática das configurações da impressora. O melhor método de instalação de uma nova impressora é através do CD, seguindo as instruções de configuração do fabricante.

Entretanto, se esse CD de instalação não estiver disponível, conecte a impressora à porta adequada no computador, verifique se ela está ligada e indicando que está pronta para imprimir. Embora a maioria das novas impressoras ofereça suporte a Plug and Play e o Windows detecte e instale automaticamente grande parte delas, uma entrada adicional talvez seja necessária para concluir a instalação.

Caso a impressora não seja compatível com Plug and Play, use o Assistente para adicionar impressora a fim de instalá-la. O assistente está localizado na pasta Impressoras e aparelhos de fax, que pode ser acessada a partir do menu Iniciar ou do Painel de controle.

Para instalar uma impressora ao seu computador faça o seguinte:

Conecte o cabo paralelo à impressora e ao computador e ligue a impressora. Clique em iniciar e, em seguida, clique em Impressoras e aparelhos de fax. Na caixa de diálogo Impressoras e aparelhos de fax, no painel esquerdo, em Tarefas da impressora, clique em adicionar uma impressora. Clique em Avançar no Assistente para adicionar impressora.

Clique em Impressora local conectada a este computador, e marque a caixa de seleção detectar e instalar automaticamente a impressora Plug and Play e em seguida, clique em avançar.


Se o Windows detectar uma impressora, a mensagem Novo Hardware Encontrado ou o Assistente para Adicionar Novo Hardware será exibido, dependendo da impressora instalada, para notificá-lo de que a impressora foi detectada e que a instalação foi iniciada. Se ele não detectar a impressora, instale-a manualmente.







Leia Mais >>

sexta-feira, 23 de março de 2012

Chrome supera Internet Explorer no fim de semana, diz empresa



quarta-feira, 21 de março de 2012 14:04 BRT

Por Tarmo Virki
HELSINQUE (Reuters) - O browser Chrome, do Google, superou o Internet Explorer, da Microsoft, e se tornou o líder global pela primeira vez no último domingo, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela empresa StatCounter.
"Apesar de ter acontecido em apenas um dia, isso é um marco", disse Aodhan Cullen, presidente-executivo da StatCounter. "Nos finais de semana, quando as pessoas estão livres para escolher que browser querem usar, muitas delas estão selecionando o Chrome em vez do IE."
Em 18 de março, o Chrome teve um índice de utilização de 32,7 por cento, enquanto o IE teve participação de 32,5 por cento. Quando as pessoas retornaram ao trabalho na segunda-feira, a fatia do IE cresceu para 35 por cento e a do Chrome recuou para 30 por cento.
"Ainda não está claro se o Chrome poderá assumir a liderança na guerra de browsers no longo prazo, entretanto, a tendência em direção ao uso do Chrome no fim de semana é inegável", disse Cullen.
Em termos mensais, a participação do Chrome subiu para 31 por cento em março até agora ante 17 por cento um ano atrás. Enquanto isso, o IE recuou de 45 para 35 por cento. A participação de mercado do Firefox, que é popular na Europa, é de cerca de 25 por cento no mundo.
O browser Safari, da Apple, está em um distante quarto lugar, com participação de 7 por cento e o Opera aparece em seguida, com 2 por cento. As estatísticas da StatCounter são baseadas em dados agregados de mais de 3 milhões de sites, com uma amostra de mais de 15 bilhões de visualizações de páginas por mês.

Leia Mais >>

quinta-feira, 22 de março de 2012

Cabeamento Estruturado, Uma necessidade a ser implementada!


As paradas/quedas de rede são, juntamente com a segurança, uma das grandes preocupações dos administradores, pelo óbvio prejuízo ($) que causam. Com isto, as empresas vem demonstrando um cuidado maior em relação aos investimentos em softwares, hardwares e mão-de-obra especializada. Estas são medidas importantes, porém as estatíscas em relação ao problema apontam para outro vilão: o cabeamento. 

Estatísticamente temos: 


Esta é uma informação curiosa se levarmos em conta que os custos de implantação de uma rede são divididos, aproximadamente, assim:

* 54% para softwares de rede
* 32% para estações de trabalho
* 8% para hardware de rede
* 6% para o cabeamento estruturado, incluindo o projeto 


Algumas vantagens do cabeamento estruturado: 

> Garante performance do sistema pela maior confiabilidade do cabeamento;
> Possibilita ampliações ou alterações para implementações futura sem perda de flexibilidade;
> Integra diversas aplicações em um único cabeamento;
> Permite o atendimento das demandas de novos serviços para cada usuário;
> Possibilita vida útil maior, cerca de 10 anos, para o sistema de cabeamento. 

O cabeamento estruturado veio fazer com que as conexões, os terminais, racks, e componentes de redes, Fossem padronizados tanto equipamento, quanto normas para instalação. 

Imagine ser chamado para identificar um problema em uma rede e se deparar com uma cena dessas:  um cabeamento sem estrutura, desestruturado, instalado de qualquer forma sem respeitar regras de instalação. Observe alguns!




Essas redes sem normas de instalação trazem sérios fatores de risco, pois se torna quase impossível localizar um cabo com defeito, ou um conector com mal contato; pois a mal colocação dos cabos e a forma como foi colocado quase torna impossível de reparar e e preciso reestruturar toda rede para arrumar um simples problema. 

Em uma rede estruturada onde o cabeamento e arrumado em Racks, com Path Panel, guia de cabo, Patch cord, e conectores dentro da norma estruturada, torna-se simples e facilitada a manutenção. Veja a seguir

Rack com Path Panel com conexão Cruzada para organização da rede cabeada.



Conexão Estruturada através de guia de cabo lateral  do rack onde as interconexões saem da lateral e entra no switch!



Interconexão no Patch Panel por um guia de cabo frontal acima ou abaixo do Patch Panel onde organiza os Patch Cord no Patch Panel!


Conexão atrás do Patch Panel Onde organiza se os cabos com lacre, hoje já se usa velgro para melhor normatização.



Conexão frotal do switch onde tem dois Racks um com Patch Panel outro só com Switch onde a conexão sai do rack com Patch atraves de Patch cord e conecta nos Switch, Observe que já usam velgro para melhor acomodação e normatização.



Interconexão atrás do Patch Panel no rack colocado estruturadamente para melhor manutenção das conexões.


Conexão frontal do Rack através de guia de cabo lateral não frontal, onde já utiliza normatização.


Conexão atras do Path com travas de segurança para melhor acomodação e manutenção no Path Panel


Organização Frontal Patch Panel Guia Lateral para melhor organização Existe guias frontais, usado dependendo da necessidade.


Interconexão no Path Panel atrás para melhor manutenção.


Conexão e organização estruturada usam-se cores de cabos diferentes de acordo com a tecnologia e necessidade a ser usado.··.



Cabeamento estruturado já pra voz, imagem e vídeo. Dividido por cores de acordo a necessidade.··.


Cabeamento estruturado com guia de cabo lateral. Para melhor organização e Manutenção.


t Proxima......







Leia Mais >>

domingo, 18 de março de 2012

Humor: Egobook – A nova rede social para anti-sociais!


Eu acompanho os vídeos do Parafernalha e teve uma atualização recente que achei bem engraçado e resolvi compartilhar com vocês para descontrair um pouco!
Trata-se do Egobook, a rede social para pessoas anti-sociais! Assistam! rs


Leia Mais >>

Humor: Como seria a vida virtual no mundo real?


Vídeo legal mostrando como seria a vida virtual no mundo real!



Garanto boas risadas! =)



Leia Mais >>

sábado, 17 de março de 2012

Normatização para Cabeamento Estruturado em Redes de Computadores!





O Objetivo deste artigo é mostrar um pouco da história da normatização a respeito de cabeamento de rede, ajudando profissionais da área como fonte de pesquisa!

————————

Devido à falta de padronização para cabeamento de redes, em 1991 a EIA (Electronics Industries Alliance) e a TIA (Telecomunications Industry Association) propuseram a primeira versão da norma de padronização de fios e cabos para telecomunicações em prédios comerciais, denominada de EIA/TIA-568.
O Objetivo principal dessa norma era implementar um padrão genérico de cabeamento de telecomunicações a ser seguido por fornecedores diferentes, pois até então, o cabeamento era definido pela empresa que o instalava, e cada empresa tinha seu modo de fazer.
Em Janeiro de 1994 a EIA/TIA publicou EIA/TIA 568-A, revisada, que trazia especificações para cabeamento de categoria 4 e 5 (UTP – Unshielded Twisted Pair).
Em 2001 foram publicados pelo EIA/TIA a EIA/TIA 568-B. Norma esta que era dividida em três partes (B.1, B.2, B.3). B.1 definia requisitos gerais, enquanto B.2 se concentrava em componentes de sistemas cabo de par trançado balanceado e B.3 tratava de sistemas de cabo de fibra óptica.
Devido ao grande avanço que continuou a acontecer na área de cabeamento, as normas EIA/TIA 568-B receberam ao longo de sua vida útil dezenas de adendos. Com intuito de sempre manter as normas atuais, ficou estabelecido pela ANSI (American National Standards Institute) que as normas desenvolvidas por seus comitês sejam revisadas em períodos de 5 anos (Em um certo momento o EIA deixou de existir, e o controle das normas ficou a cargo do ANSI).


Com o intuito de desenvolver documentos mais completos e de consulta mais simples, foi publicada em julho 2009 a ANSI/TIA 568-C. Na nova série de normas ANSI/TIA, a grande novidade é a divisão da norma em quatro partes principais (568-C.0, C.1, C.2 e C.3).
Está quarta divisão foi criada pela necessidade de haver uma norma comum para ser usada como referencia para um projeto de cabeamento genérico que não se enquadre na categoria de edifício comercial típico, residencial, industrial ou Data Center (ambientes para os quais já existe norma).
A série de normas ANSI/TIA-568-C é constituída pelos seguintes documentos:
  • ANSI/TIA-568-C.0 – Cabeamento de telecomunicações genérico para as dependências do cliente.
  • ANSI/TIA-568-C.1 – Cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais.
  • ANSI/TIA-568-C.2 – Cabeamento de telecomunicações em par balanceado e componentes.
  • ANSI/TIA-568-C.3 – Componentes de cabeamento em fibra ótica.

NBR 14565: 2007

O Brasil, também com intuito de padronizar o cabeamento de redes, publicou sua própria norma, que foi a ABNT 14565: 2000. Esta norma foi substituída pela ABNT 14565: 2007 por ter ficado desatualizada. Esta norma foi baseada na ISO/IEC 11801.
A ABNT NBR 14565 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03) pela Comissão de Estudo de Cabeamento de Telecomunicações (CE-03:046.05). Apesar de ter uma norma própria, o conjunto de normas usado no Brasil é, em sua maioria, o Americano ANSI/TIA, devido aos fabricantes terem escolhido esse padrão.

Fonte: Texto escrito por Cleber Oliveira,
http://www.profissionaisti.com.br

Leia Mais >>

Demanda por novo iPad reforça domínio da Apple no mercado


sexta-feira, 16 de março de 2012 13:24 BRT

Por Lee Chyen Yee e Pauline Askin

HONG KONG/SIDNEY, 16 Mar (Reuters) - O novo iPad, da Apple, provou-se um sucesso de vendas na sexta-feira, com filas de centenas de pessoas diante de lojas na Ásia para a compra do novo tablet dotado de capacidade 4G. Enquanto os consumidores formavam filas nas ruas para comprar o novo iPad -a Apple tem evitado chamá-lo de iPad 3-, uma empresa que desmontou um dos novos aparelhos informava que a Qualcomm, Broadcom e Samsung Electronics haviam mantido seus papéis de destaque como fornecedores de componentes essenciais.

David Tarasenko, 34, gerente de construção que foi o primeiro comprador do iPad em uma loja da Telstra, em Sidney, à meia-noite, disse que desde que o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, havia apresentado a terceira versão do tablet, ele estava ansioso por comprá-lo.
"Quando Tim Cook o anunciou, parecia tão mágico. Acho que me deixei convencer pela promoção", disse.
O novo iPad representa evolução progressiva do tablet Apple, com processador mais poderoso e tela e câmera melhores, tornando mais difícil para concorrentes como o Galaxy, da Samsung concorrer com ele. Não foi divulgado como um produto revolucionário, ao contrário das versões anteriores, mas os devotos da Apple ainda assim estão formando filas para comprá-lo.
"O iPad já é um produto bastante maduro, e será difícil revolucioná-lo ainda mais", disse Dickie Chang, analista do grupo de pesquisa IDC em Hong Kong.
"Para o futuro, agora com Tim Cook no comando, creio que ele terá de desenvolver um novo produto que imprima sua marca pessoal. Isso poderia acontecer na forma de um iPad menor e com duração de bateria mais longa, por exemplo", acrescentou. As vendas do novo iPad foram iniciadas na Austrália nesta sexta-feira e totalizarão 10 países nesta data, incluindo EUA, Canadá, Cingapura, França e Grã-Bretanha.
Grande parte dos países ainda não possuem redes de telecomunicações com capacidade de Internet de quarta-geração suportada pelo novo iPad, mas isso não impediu que pessoas viessem de diversos lugares para adquirir o produto. "Vim da Rússia comprar um iPad para David, meu filho de três anos", disse o jornaleiro Oleg Konovalov à Reuters, em Tóquio. "Todo mundo quer um iPad na Rússia, mas para comprá-lo eu teria de esperar meses".
As vendas de tablets devem aumentar para 326 milhões de unidades em 2015, com expectativa de que a Apple continue dominando o mercado, segundo a empresa de pesquisas Gartner. As ações da Apple passaram da barreira dos 600 dólares pela primeira vez nesta quinta-feira, somente um mês depois de terem chegado à casa dos 500 dólares, também em caráter inédito.
(Por James Topham e Ruairidh Vikllar em Tóquio, Sisi Tang em Hong Kong)

Leia Mais >>

terça-feira, 13 de março de 2012

Definindo Cabeamento Estruturado!


Cabeamento estruturado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infra-estrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout. Permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O SCS (Structure Cabling System) utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias padrão para transmissão de dados, uma analogia ao SCS é a tomada de energia que permite a alimentação elétrica de um equipamento independente do tipo de aplicação.


Data Center

Histórico

O cabeamento estruturado remonta as tecnologias de redes dos anos 80 quando empresas de telecomunicações e computação como AT&T, DecIBM criavam seus próprios sistemas de cabeamento proprietários.

Nos anos 90, o cabeamento estruturado teve um grande progresso com a introdução do cabo par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO, ajudaram na padronização de cabos, conectores e procedimentos.

O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado baseia-se na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz, que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de Cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos. Um Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA 568A é formado por sete subsistemas.

§  1 - Entrada do Edifício
§  2 - Sala de Equipamentos
§  3 - Cabeação Backbone
§  4 - Armário de Telecomunicações
§  5 - Cabeação Horizontal
§  6 - Área de Trabalho
§  7 - Norma 606 "Administração do Sistema"

Cabos e conectorização

A norma EIA/TIA 568 classifica o sistema de cabeamento em categorias levando em consideração aspectos de desempenho, largura de banda, comprimento, atenuação e outros fatores de influência neste tipo de tecnologia. A seguir, serão apresentadas as categorias de cabeamento com tecnologia de par trançado UTP e STP e de fibra óptica.

Unidade de aterramento

Todas as tomadas elétricas de um sistema de alimentação de rede devem possuir um único terra comum. Os sistemas elétricos para redes de microcomputadores, utilizam três fios : FASE ( Branco / Vermelho / Preto ) , Neutro ( Azul ) e Terra ( Verde ).
A verificação de um aterramento satisfatório dá-se na medição da tensão entre o Neutro e o Terra, que nos casos especificados deve possuir uma tensão entre 0,6 < V < 1,0 Vca.


Leia Mais >>

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo