quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Entenda as diferenças entre um access point e um roteador wireless?


Entendendo para que serve um roteador…

Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. No caso dos usuários domésticos e da maioria das pequenas empresas, o roteador é aquele equipamento que conecta a nossa rede à Internet. Este pequeno equipamento compartilha a internet (que vem de um modem ADSL, de um cabo ou de outro meio) com os demais equipamentos da nossa rede. A Internet entra numa porta chamada WAN e é compartilhada através das portas chamadas LAN do seu roteador. Na figura 1 a porta WAN é aquela porta à esquerda, destacada das demais. Já as portas LAN são aquelas numeradas de 1 a 4, à direita da porta WAN.



Pois bem, o roteador da imagem acima só consegue compartilhar a internet através de cabo, ou seja, se eu tiver um notebook no local onde este roteador está instalado e quiser usar a internet que vem dele, precisarei conectar um cabo desse router ao meu notebook.

Já um roteador wireless…

Já um roteador wireless compartilha a internet tanto através de cabos, quanto através de sua antena. Ou seja, você não precisará de cabos para conectar o seu notebook à internet. Abaixo você pode ver um roteador wireless e suas antenas que são usadas para transmitir o sinal sem fio:


Note que alguns roteadores como o WRT54G2 não possuem antenas externas, mas possuem antenas internas que transmitem o sinal da mesma maneira. Abaixo está o WRT54G2, da Linksys:


Resumindo: Um roteador wireless pega o sinal que vem diretamente da internet e compartilha-o através dos cabos e das suas antenas, permitindo o acesso sem fio à internet.

E um Access Point, o que ele faz?

Antes de mais nada, saiba que um AP e um Roteador Wireless são quase que iguais, fisicamente.


Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal. Sabe quando você está com seu notebook bem longe da antena que propaga o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho? Pronto, se você por um AP na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai pegar o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e retransmitirá o sinal com 100% de intensidade. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.

A segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio. Daí você me pergunta “Não é melhor comprar um roteador sem fio?”, daí eu volto à explicação sobre roteadores…
Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si.
Então se você quer pôr rede sem fio na sua empresa – que teoricamente está na mesma rede – você deve comprar um Access Point e não um roteador.


A terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio. Pode parecer meio estranho essa aplicação, mas imagine uma situação onde precisamos conectar duas filiais que distanciam-se a 200 metros entre si e o custo para puxar cabos de fibra óptica é muito elevado. Nesta situação poderíamos conectar as empresas através de um link sem fio e posteriormente transformar esse sinal que trafega pelo ar em sinal trafegável por cabos.

Nem todo AP possui todas as funções. Ele pode ter somente uma dessas ou todas elas.






Leia Mais >>

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ACCESS POINT – você sabe o que é ?



Access point ou ponto de acesso é um dispositivo que permite interligar duas redes sem fio entre si ou uma rede a vários dispositivos. Em geral, o access point se conecta a uma rede cabeada, e fornece acesso sem fio a esta rede para dispositivos móveis no raio de alcance do sinal de rádio.

Há várias formas de configuração de um mesmo dispositivo access point. Tal configuração depende do serviço a ser prestado pelo access point e dos dispositivos que irão acessar o mesmo. A configuração de um access point nem sempre é um processo simples pois, como os dispositivos são versáteis demais, oferecem dezenas de configurações para cada um dos modos de operação. Isto muitas vezes torna confuso escolher a configuração desejada.

Um exemplo comum de utilização de access point: uma determinada rede sem fio tem um alcance de 50m e é necessário levar o sinal sem fio a 80 metros do roteador wireless. Utilizando um access point com a funcionalidade WDS (wireless distribution system) é possível estender a rede sem fio além do alcance original da mesma.

Há várias outras maneiras de utilizar um access point, mas nem todos tem as mesmas possibilidades de interligação. Sempre verifique se o modelo a ser adquirido irá realmente atender às suas necessidades e se tem o modo de operação necessário a isto.

Leia Mais >>

Como utilizar o comando de rede IPconfig?


O Ipconfig é um utilitário que exibe os parâmetros atuais de configuração do TCP/IP. O Ipconfig pode ser usado para:

- Exibir os valores atuais de configuração de rede TCP/IP
- Atualizar ou liberar concessões DHCP alocadas.
- Exibir, registrar ou liberar nomes DNS.

Obs: DNS é um serviço da Internet que transforma nomes de domínio em endereços IP.

Opções de comando que podem ser usados com IPconfig.
/all - Exibe todas as informações de configuração
/release - Libera o endereço ip para o adaptador especificado
/renew - Renova o endereço ip para o adaptador especificado
/flushdns - Limpa o cache de resolução DNS
/registerdns - Atualiza todas as concessões DHCP e torna a registrar os nomes DNS
/displaydns - Exibe o conteúdo de cache de resolução de DNS

Exemplo: C:\>ipconfig /all e assim por diante.


Você pode usar o IPconfig para identificar o endereço TCP/IP, a máscara de sub-rede e as informações de gateway padrão(roteador) para cada NIC(placa de interface de rede) e para determinar se o endereço IP foi atribuído de forma estática ou dinâmica. O NIC é uma placa de expansão que é inserida em um computador para conectá-lo a uma rede. Popularmente chamamos de placa de rede.



Para usar o comando IPconfig basta clicar no menu Iniciar e depois Executar. Digitar cmd e clicar OK. O Prompt de comando aparecerá, em seguida digite ipconfig e aperte Enter. O endereço TCP/IP, a máscara de sub-rede e as informações do gateway padrão serão exibidos. Você poderá aplicar este procedimento nas versões XP, Vista e Seven.





Leia Mais >>

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Como funciona o comando de rede Ping ?


O Ping é o utilitário de linha de comando do TCP/IP usado para solucionar problemas de conectividade de rede. Ele verifica as conexões em um ou mais hosts remotos para determinar se um determinado sistema IP em uma rede é funcional. O TCP/IP possui no seu conjunto o protocolo ICMP para a manutenção dos endereços IP com o objetivo de relatar erros e permitir a conectividade simples. Se o teste de Ping falhar, ele poderá retornar uma das seguintes mensagens de erro:

- Host de destino inacessível. Esta mensagem de erro indica que há um problema no roteamento entre o seu computador e o host remoto.

- Nome de Host desconhecido. Esta mensagem de erro indica que nenhum dos mecanismos de resolução de nomes (DNS) reconhece o nome que você digitou. É necessário verificar o nome de host que foi digitado, pois ele possa não existir.

- Esgotado o tempo limite do pedido. Esta mensagem de erro indica que pelo menos um dos mecanismos de resolução de nomes (DNS) reconheceu o nome, mas o destino não reconheceu a solicitação ou não a respondeu.

Para utilizar o comando ping:

Clique em Iniciar, depois clique em Executar, em seguida digite cmd. O prompt aparecerá e digite o comando ping, dê um espaço, digite o IP e aperte Enter.


Repetindo o comando ping


Caso o usuário queira executar uma medição em porcentagem para um determinado host, por exemplo uol.com.br basta ele acrescentar o -t na frente do host por exemplo como o da figura a baixo.


Pronto! para saber mais sobre o comando ping basta digitar no prompt de comando ping -h.

Falows... pessoal t+





Leia Mais >>

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Rack de rede - Você sabe o que é?


Hoje vou deixar um pouco de lado a análise de equipamentos ativos da rede (ex, switch, hub, roteador) e vou tentar explicar de uma maneira  sucinta o que é e para que serve um bastidor de rede, também chamado de distribuidor ou armário repetidores, ou até mesmo pelo nome mais conhecido por todos, o famoso Rack.


Um Rack de Rede ou para Redes é um armário ou gabinete que abriga por padrão através de normas técnicas todo o material associado à rede local do edifício e ainda abriga e protege os equipamentos destinados às comunicações com o exterior. Existem alguns exemplos de Racks de Rede de chão e de parede.



De uma forma geral, os Racks ou Gabinetes são construídos em chapa de alumínio ou aço, com pintura ou tratamento anti-corrosivo com 19"" de largura (483 mm) onde é possivel ter uma melhor visualização dos equipamentos e dissipação de calor. Dependendo do modelo pode dispor de uma porta frontal e alguns painéis laterais. A dimensão em termos de altura varia das necessidades do cliente, sendo que a altura é normalmente especificada em unidades rack (unidade U, correspondendo cada unidade a 44,55mm) também chamado de unidade de medida "Rack Unit".


Os Gabinetes de Rede permitem a instalação de painéis de distribuição de cabeamento cobre ou fibra óptica,  guias de patching (Patch cords), painéis passivos com conectores ISO 8877 (sim, é o RJ45!) fêmea destinados à ligação de cabos UTP, kits de ventilação, régua de tomadas monofásicas e com disjuntor de proteção,UPS, etc.

Dentro de racks, sejam eles abertos ou fechados, algumas considerações se fazem necessárias, baseadas nas premissas de que devemos facilitar ou operacionalizar os eventos de manutenção. Podemos obter todas as informações atreavés de normas técnicas, onde alguns exemplos são a direção e espaçamento dos cabos dentro do gabinete de rede.


Encontrar um Rack de Rede em uma residência não é algo comum, pois o mesmo é destinado a clientes corporativos onde existem Redes estruturadas que necessitam de uma infraestrutura extremamente adequada para que todos os dispositivos ligados a ela funcionem perfeitamente.

Fonte: http://escreveassim.com.br/2011/12/14/redes-rack-de-rede/









Leia Mais >>

Como instalar uma placa de rede?

Aprenda a instalar este importante componente que permite o acesso à Internet.

A placa de rede, e uma das peças do computador mais fácil de ser instalada e também uma das mais úteis para os viciados em Internet, afinal, sem ela muitos usuários não estariam lendo este artigo, nem navegando pelo tecnosolution.

Confira logo abaixo os passos necessários para instalar uma placa de rede e curtir tudo o que a Internet pode oferecer.

Para começar...

Para a instalação da placa de rede, você precisa estar com o gabinete aberto e, dependendo de como os componentes estiverem instalados e organizados dentro dele, pode ser necessário fazer a retirada de alguma placa ou peça.

A INSTALAÇÃO

Identificando o slot

Depois de abrir o gabinete e deixar o caminho livre até a placa mãe, localize um slot identificado com o nome de PCI. Certifique-se de que ele esteja livre de poeira e outros resíduos que possam danificar os contatos da placa de rede e da placa mãe.


Alguns computadores novos vêm com a parte de trás tampada nos locais em que não há nenhum componente instalado. Por isso verifique se há espaço para a placa de rede e se a parte de trás do computador está aberta para recebê-la.

Instalando

O próximo passo é pegar a placa de rede e encaixa-la no slot PCI.
Talvez seja preciso fazer um pouco força para que os contatos se encaixem, mas nada forçar muito. Isto pode estragar não só o contato da placa de rede como a placa mãe e outros componentes conectados a ela.



Depois de conectar a placa no lugar certo, é preciso prendê-la para que os contatos não sejam forçados. Para isto, prenda um parafuso no local indicado na figura abaixo. Pronto, agora é só remontar o gabinete, ligar o computador e verificar se tudo está funcionando normalmente.

A maioria das placas de rede são plug and play, ou seja, o Windows as reconhece automaticamente e já possui o driver para elas. No entanto, pode ser que nem sempre isto aconteça, por isso tenha sempre em mãos o cd de instalação da placa e também o CD de instalação do Windows (às vezes pode ser solicitado).





Para ficar ainda melhor

Bom, a placa de rede está instalada, mas e o cabo? Não tem como acessar a Internet ou trocar arquivos com outro computador da mesma rede sem o bom e velho cabo de rede. Você pode comprar um pronto em qualquer loja de informática ou mostrar que é bom com os computadores e montar um cabo.


É bem simples e seguindo todos os passos não tem como errar! 














Leia Mais >>

Presidente da AMD prepara empresa para batalha no segmento móvel

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 10:30 BRST



SUNNYVALE, Califórnia, 3 Fev (Reuters) - O novo presidente-executivo da Advanced Micro Devices fez uma apresentação entusiástica, em sua primeira conversa com analistas de Wall Street, afirmando que a deficitária fabricante de chips está "em condição de combate" no segmento de computadores, que vem passando por rápidas mudanças. Foi a primeira reunião entre o comando da AMD e analistas desde 2010, e Rory Read anunciou que a companhia aproveitará a tecnologia que desenvolveu para computadores a fim de ingressar no crescente setor de tablets, assim como em mercados emergentes, mas que não tentará entrar no segmento de smartphones.

"Vamos concentrar esforços em clientes e mobilidade... Não estou sugerindo que pretendemos mergulhar nos celulares inteligentes, um espaço bastante lotado e com margens baixas... Vou me concentrar na mobilidade de clientes, em produtos leves e finos", disse Read.

Ele fez menção negativa ao domínio histórico do mercado de chips para computadores pela Intel, e disse que a ascensão dos tablets e outros aparelhos móveis, setor no qual a Intel até o momento não vem demonstrando força, abre novas oportunidades para que outras companhias, entre as quais a AMD, inovem.

"Veremos uma quebra do controle de sistemas fechados, dos pontos de controle que dominam o nosso setor há anos e anos", disse o executivo. Read assumiu o comando da fabricante de chips em agosto, depois de uma longa busca por um sucessor para o presidente-executivo Dirk Meyer, que renunciou por discordar do conselho da AMD quanto à falta de progresso da empresa na produção de chips para aparelhos móveis cada vez mais populares, a exemplo dos smartphones e tablets. Falando com gestos largos e a energia de um guru de autoajuda, Read disse que o foco da AMD serão as oportunidades oferecidas pela computação em nuvem e a crescente demanda de países em desenvolvimento como a China por computadores e outros aparelhos de baixo custo.

Com problemas na produção do chip de 32 nanômetros recentemente lançado, Read anunciou em novembro que a AMD demitiria 10 por cento de seus funcionários, para reduzir os custos operacionais anuais em 200 milhões de dólares.

(Por Noel Randewich)


Leia Mais >>

Banda larga móvel alcançará 310 mil acessos em 2015 na AL--estudo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 10:37 BRST




RIO DE JANEIRO, 2 Fev (Reuters) - A banda larga móvel deve alcançar 310 milhões de acessos na América Latina em 2015, impulsionando os serviços de conexão à Internet na região, informou um estudo nesta quinta-feira. O número representa forte crescimento sobre o total de acessos de banda larga móvel em 2011 na região, de 61 milhões de habilitações em 2011, de acordo com o relatório "Observatório Móvel da América Latina", da GSMA, associação que representa quase 800 operadoras de telefonia móvel em todo o mundo.

As conexões móveis, que incluem voz e dados, deverão passar de 750 milhões de acessos em 2015, contra mais de 630 milhões em 2011.

Atualmente, o Brasil lidera com folga, respondendo por 38 por cento de todos os acessos móveis na região no fim de 2011, segundo o estudo. Em segundo lugar está o México (16 por cento), seguido por Argentina (9 por cento), Colômbia (8 por cento) e Venezuela (5 por cento). O relatório estimou que o setor de serviços móveis movimenta 175 bilhões de dólares anualmente na América Latina, o terceiro maior mercado em número de acessos, atrás da Ásia e da África.

(Por Sérgio Spagnuolo)








Leia Mais >>

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo