sábado, 30 de abril de 2011

Arquiteturas Computacionais Von Neumann e Harvard!

Por: Carlos Eduardo Martins dos Santos

Abril/2011

História, estrutura, aplicação e principais diferenças entre a arquitetura Von Neumann e Harvard!
Entre os anos de 1943 e 1946, na Universidade Estadual da Pensilvânia surgia o primeiro computador eletrônico digital o ENIAC, criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, e financiado pelo exército dos EUA durante a II Guerra Mundial, tendo como objetivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística, O mesmo só se tornou operacional após o final da guerra. Antes de concluírem o projeto do ENIAC, no ano de 1944 os cientistas John Eckert e John Mauchly propuseram a construção de uma nova máquina, com o nome EDVAC, que deveria suceder o ENIAC, esta nova maquina propunha uma serie de novas características operacionais, nesse cenário surge o matemático húngaro (naturalizado americano) John Von Neumann que foi integrado à equipe de John Eckert e John Mauchly sendo contratado como consultor matemático do projeto EDVAC, em meados do ano 1945 Neumann escreveu o artigo intitulado  First Draft of a Report on the EDVAC, que descrevia sucintamente o funcionamento de seus componentes, bem como os situando dentro de uma estrutura lógica e matemática, lançando assim a base da arquitetura de construção de todos os  computadores comercialmente disponíveis até os dias atuais , e ficou conhecida daí em diante (para desgosto de Mauchly e Eckert) como arquitetura Von Neumann.

A arquitetura Von Neumann

Computadores como o ENIAC tinham que ser fisicamente religados a fim de realizar diferentes tarefas, por isso estas máquinas são referidas como "computadores de programa fixo", Ainda hoje existem computadores muito simples que utilizam este projeto, para finalidade de simplicidade ou de formação. Por exemplo, uma calculadora de mesa (em princípio) é um programa de computador fixo, ela faz apenas a matemática básica, mas não pode ser usada como um processador de texto ou um console de jogos, para se alterar um programa de uma máquina de programa fixo e necessário uma re-ligação, re-estruturação ou então e necessário re-projetar a máquina. Os primeiros computadores eram assim, para alterar um programa era um trabalho penoso que começava com fluxogramas e cédulas de papel, seguido de desenhos detalhados de engenharia e, em seguida o trabalhoso processo físico de re-ligação e re-construção da maquina, Podendo levar quase um mês para começar a trabalhar. A máquina proposta por Von Neumann mudou tudo isso, ela propôs um computador composto por uma estrutura simples, mas fixa com um controle programado, que seria capaz de executar qualquer comando “através de programas armazenados na memória” ou modificar os programas durante a execução sem haver necessidade de se alterar o hardware (a sua idéia era a técnica do programa-guardado). A Arquitetura de Von Neumann (de John Von Neumann) é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.


Os componentes propostos por John Von Neumann são:
- Uma Memória;
- Uma Unidade lógica e aritmética (ALU);
- Uma Unidade Central de processamento (CPU); Composta por diversos registradores.
- Uma Unidade de controle (CU); Cuja função e a mesma da tabela de controle da Máquina de Turing universal: buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.

Cada um dos elementos apresentados é realizado à custa de componentes físicos independentes, cuja implementação tem variado ao longo do tempo! Microprocessadores com arquitetura Von Neumann são também conhecidos como "microprocessadores CISC" (Computador com Conjunto complexo de Instruções).

Arquitetura Harvard

As raízes da arquitetura Harvard se originam na Universidade de Harvard com o projeto do computador Harvard Mark I que foi criado entre 1937 a 1944, durante a II Guerra Mundial, idealizado por Howard Aiken com o apoio da IBM e da marinha norte americana foi considerado o primeiro projeto de computador. Utilizava muitas válvulas, as operações internas eram controladas por relés e os cálculos eram realizados mecanicamente. Integrava conceitos de computadores digitais e analógicos, pois tinha sistema eletrônico e mecânico na mesma máquina. H. Aiken, o pesquisador que desenvolveu Mark I, construiu outras versões deste computador (Mark II a Mark IV).

Apesar de ter se originado do Mark I, a arquitetura Harvard só foi novamente impulsionada a partir da década de 70 com a criação de circuitos integrados por diversas empresas do segmento como a Signetics, que criou o dispositivo 8x300, a intel com o 8048, a General Instruments para uso como interface controladora de periféricos (PIC) que foi projetada para compensar o fraco barramento de I/O da sua CPU CP1600 de 16 bits. A divisão de microeletrônica foi depois transformada na Arizona Microchip Technology (por volta de 1985), com os PICs como seu produto principal, etc... Antes disso, a arquitetura Harvard tinha sido apenas uma curiosidade científica desde a sua invenção pela Universidade de Harvard. Numa competição criada pelo departamento de Defesa que colocou Princeton contra Harvard, Princeton ganhou a competição porque o tempo médio entre falhas (MTBF) da sua arquitetura de memória mais simples era muito melhor, embora mais lenta que a proposta de Harvard. Com o desenvolvimento dos transistores e dos circuitos integrados, a arquitetura Harvard finalmente foi reconhecida. A Microchip fez melhoramentos na arquitetura original, e atualizou os blocos funcionais do projeto original com avanços modernos que estão em compasso com os processos arquitetônicos existentes e capacitados pelo baixo custo dos semicondutores.

A Arquitetura Harvard se baseia na separação de barramentos de dados das memórias onde estão às instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor do que a da Arquitetura de Von Neumann, pois pode também estar buscando uma nova instrução enquanto está executando outra.


Os microcontroladores com arquitetura Harvard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções).
Atualmente a Arquitetura Harvard é utilizada em processamento de sinal digital especializados (DSP), normalmente por produtos de áudio e vídeo de transformação. E nos chamados “sistemas embarcados” que utilizam pequenos microcontroladores que  são componentes bastante versátil, podendo através de sua programação ter diversas aplicações. O mesmo pode realizar desde o controle da velocidade e posição de um guindaste até o controle das lâmpadas decorativas de uma árvore de natal. Basicamente, o modo de operação irá variar de acordo com a necessidade do usuário. Entre outras aplicações de um microcontrolador podemos citar automação industrial, controle de telefones celulares, microondas, maquinas de lavar etc....

Arquitetura Harvard Modificada

A Arquitetura de Harvard Modificada é uma variante da Arquitetura de Harvard, As modificações consistem em incluir no seu modelo, fatores típicos da arquitetura de Von Neumann, tais como permitir que o conteúdo da memória de programa seja acessado como se fosse memória de dados. Atualmente, a maioria dos computadores designados com sendo da Arquitetura de Harvard, têm na realidade a Arquitectura de Harvard Modificada.

 Principais diferenças entre a arquitetura Von Neumann e Harvard!

1- Nos dias atuais a arquitetura Von Neumann e mais utilizada em PCs e a arquitetura Harvard e mais utilizada em microcontroladores (sistemas embarcados) e DSPs, (do inglês Digital Signal Processor, são microprocessadores especializados em processamento digital de sinal usados para processar sinais de áudio, vídeo, etc., quer em tempo real ou off-line)!
2- Na arquitetura Von Neumann e utilizado o mesmo espaço de memória para armazenar os dados e programas, já na arquitetura Harvard, e separado o armazenamento e o comportamento das instruções do CPU!
3- A arquitetura Von Neumann e mais lenta, pois não permite acesso simultâneo às memórias, ao contrário da Harvard que por possuir caminhos de dados e de instrução distintos proporcionam maior velocidade de processamento, pois enquanto a CPU processa uma informação, outra nova informação está sendo buscada, de forma sucessiva.
4- A arquitetura Von Neumann utiliza "microprocessadores CISC" (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), já a arquitetura Harvard utiliza "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções).

Beneficiados pelos avanços da tecnologia de fabricação e pelo elevado grau de miniaturização dos chips, muitas inclusões foram feitas aos modelos de Von Neumann e de Harvard, no entanto, a essência de suas proposições estão mantidas até os dias de hoje.

Leia Mais >>

Restaurando o Sistema no Windows 7!


Já desejou poder voltar no tempo após uma pane do Windows?

Então, A Restauração do Sistema ajuda você a restaurar arquivos do sistema do computador para um ponto anterior no tempo, ou seja, é uma forma de desfazer alterações do sistema no computador sem afetar os arquivos pessoais, como email, documentos ou fotos, podendo recuperar seus dados de um vírus ou uma pane catastrófica.
A Restauração do Sistema retorna os programas e arquivos do sistema do seu PC para um momento quando tudo funcionava bem, provavelmente evitando horas de dores de cabeça para solucionar o problema.
No Windows 7, a Restauração do Sistema é ainda mais útil. É possível criar mais pontos de restauração do sistema e ver exatamente que arquivos serão removidos ou adicionados quando seu PC for restaurado. Vamos lá:
Depois de criado o ponto, vamos ver como fazer a restauração:

1 – Abra o Menu Iniciar e digite “Restauração” para encontrar o processo;



2- Clique em “Avançar”:


3- Escolha a data e clique em “Avançar”:


4 - Caso a restauração recomendada não seja a que você criou, marque a seleção “Mostrar mais pontos de restauração”, Escolha o ponto de sua preferência e clique para avançar;



5 - Verifique se e a data pretendida para a restauração e clique em “concluir”, para começar a restauração.


6 – Na mensagem a seguir clique em “sim”, para prosseguir.



Pronto! Fácil não é?

Em alguns casos podem ser necessários diversos minutos para retornar o seu Windows 7 a um ponto anterior no tempo. Para problemas causados por aplicativos instalados e danos feitos ao registro, a tarefa recupera o bom funcionamento do computador na grande maioria dos casos.


Leia Mais >>

Criando Ponto de Restauração no Windows 7

O Sistema de Restauração do Windows foi introduzido a partir do Windows Me, ele ajudou e muito a consertar problemas em diversas ocasiões. Graças a Microsoft este recurso ainda está presente no sistema operacional Windows 7  e hoje nós vamos ver com mais detalhes como criar um ponto de restauração.
É sempre recomendado que você crie um ponto de restauração antes de instalar qualquer programa ou quando se efetua grandes modificações em seu computador, pois as mudanças podem causar falhas e problemas sérios ao Windows. Como quando algumas funções passam a apresentar erros e outras simplesmente não funcionam mais. Nessa hora tudo o que queremos é poder voltar no tempo, e isso é possível graças à Restauração do Sistema. Na maioria das vezes o próprio software cria um ponto de restauração automaticamente, mas se ele não criar você então pode fazer-lo manualmente.
A Restauração do Sistema, também serve para solucionar qualquer comportamento estranho que o Windows apresente como – lentidão no PC, falhas inexplicáveis do sistema, atualizações feitas de modo errado, vírus, etc.

1- No desktop, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone “Computador” >> “propriedades”:



Ou se preferir clique em “Menu iniciar” >> “Configurações” >> “Painel de controle” >> “Clique sobre o ícone sistema”.



Obs: Clique em “System” se o seu Windows estiver em inglês.

2- Clique “configurações avançadas do sistema”:



3- Selecione a guia “proteção do Sistema” e clique em “criar”:










4- De o “nome” ao ponto de restauração:



5- Aguarde o enquanto o ponto de restauração e criado:


6- Pronto! Está criado o ponto de restauração:


Simples assim!!!


Leia Mais >>

sábado, 23 de abril de 2011

Curiosidade: Lendário comercial da Apple de 1984

      Em 1984, para apresentar o lançamento de seu inovador computador pessoal, o Macintosh, a Apple lançou um filme explosivo de 1 minuto criado pela agência Chiat/Day de Los Angeles, hoje incorporada à TBWA, foi exibido no Estádio Houlihan, em Tampa (Flórida, EUA) no intervalo da final do Super Bowl, o campeonato de futebol norte-americano, para as 70 mil pessoas presentes e os cerca de 80 milhões de telespectadores que acompanhavam o jogo pela TV. Esta, que é aclamada como uma das melhores peças publicitárias de todos os tempos e nem ao menos mostra o produto, custou 1.6 milhão de dólares e foi veiculada apenas uma vez. E como o intervalo do SuperBowl é considerado o minuto mais caro para a publicidade, apenas a veiculação do comercial custou 500 mil dólares.


A produção e direção do filme ficou por conta de Ridley Scott, consagrado por filmes clássicos como Alien (1979) e Blade Runner (1982). O cenário do anúncio é o sombrio mundo descrito por George Orwell no livro 1984, no qual o Grande Irmão (Big Brother) reunia a população mentalmente escravizada para sessões diárias de lavagem cerebral. Scott realizou o mesmo ambiente escuro no filme, e enquanto pessoas assistem passivas ao discurso do Grande Irmão, no fundo, uma mulher vestindo roupas atléticas que contrastam com a escuridão, corre em direção ao telão com um martelo de arremesso nas mãos.

Os soldados do regime marcham em sua direção para impedi-la, enquanto todos no auditório permanecem em seus lugares. Quando a atleta chega diante da tela, efetua o arremesso do martelo cujo impacto provoca a explosão da imagem do ditador. No final, um locutor encerra dizendo: “Em 24 de Janeiro de 1984, a Apple Computers vai apresentar Macintosh. E vocês verão por que 1984 não vai ser como 1984.”
Não é preciso dizer que a peça causou uma repercussão estrondosa e serviu para muitas conjecturas. A principal delas é que o domínio do Grande Irmão no filme representava o domínio da IBM e a única esperança de ameaçar o reinado seria a Apple. No livro original escrito em 1948, a inspiração de Orwell era o regime totalitário de Joseph Stalin na então União Soviética. O comercial é elegante e tem uma narrativa cinemática poderosa, contendo insinuações a filmes lendários e mitos culturais.

As referências à IBM vão desde os princípios hierárquicos rígidos até o uso obrigatório de uniformes dentro da empresa na ocasião. Nesse contexto, a tela onde fala o Grande Irmão se assemelha a um monitor de computador, e códigos de informática podem ser claramente identificados. O desenho na camiseta da atleta é uma maçã, logotipo da Apple, e um monitor com teclados estilizados. A mulher destoa do resto do ambiente, mostrando que o Macintosh traz cor e vida para o mundo da computação, prazer estético e lazer, ao contrário do azulado e frio da IBM até então.

Também fica clara a relação do orgânico contra o inorgânico, afim de demonstrar a proposta da Apple de criar uma máquina como se fosse um ‘ser vivo’. O design mais gestual acentua essa característica, que continua vigente até hoje, vide os iMac’s. No livro de Orwell, a classe trabalhadora era formada apenas por homens brancos. No comercial, a mulher representa uma quebra deste paradigma, além de ser uma figura politicamente igual, é atenta aos poderes repressivos do capitalismo e usa táticas revolucionárias em resposta.

Por ser uma atleta, demonstra o treinamento rigoroso de seu corpo, um protesto contra os corpos dóceis e sujeitos as massas robotizadas. Aliás, vemos as pessoas mostradas estritamente como máquinas trabalhadoras, controladas por computadores.

Como se vê, o comercial carrega diversos manifestos contra uma série de fatos, incluindo o capitalismo, a repressão e desigualdade sexual, racial e econômica. Não é a toa que se tornou tão célebre e cultuado. Intitulado logicamente de “1984, o filme ganhou diversos prêmios, incluindo o Grand Prix no Festival de Cannes.

Referência Texto: www.brainstorm9.com.br 

Leia Mais >>

O que e um servidor?

Conheça os principais tipos de servidores existentes!
Server (Servidor)

 
Servidor IBM X3200Xeon


Existem diversos tipos de servidores. Um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico.

Servidor de grande porte IBM (Mainframe)
Os computadores que acessam aos serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.


Arquitetura cliente-servidor

Os servidores mais conhecidos são:


Servidor de Arquivos: Maquina contendo arquivos a serem lidos ou gravados por outras maquinas da rede.

Servidor de WEB: Você pode instalar um servidor de WEB para hospedar sites, podendo ser públicos (Internet) ou privados (Intranet).

Servidor de Impressão: O nome já diz tudo. Uma máquina com uma impressora conectada de forma que clientes possam usá-la como ela estivesse conectada localmente.

Servidor DHCP: Este serviço permite que as máquinas clientes sejam configuradas em "Obter um endereço IP automaticamente", não havendo a necessidade de configurar manualmente cada máquina da rede com um endereço IP diferente.

Servidor de Comunicação: Usado no caso de a rede acessar a Internet usando um provedor discado local (ISP) ou um provedor de acesso através de linha dedicada (IDSN, ADSL, entre outros.

Servidor de DNS: Permite criar um banco de dados para a conversão de endereços IP em nomes e vice-versa.

Servidor de E-mail: Serve para armazenar e enviar mensagens destinadas aos usuarios da sua rede.

Servidor de Virtualização: Servidor que permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.

Servidor de Fax: Os servidores de fax gerenciam o tráfego de faz para dentro e para fora de uma rede compartilhando uma ou mais placas de fax modem.

Servidor de banco de dados: Permite manipular informações, e criar cadastros. Existe ainda o servidor de imagens, um tipo de servidor de banco de dados específico para imagens digitais.

Servidor Proxy: Servidor que atua como um cachê, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.

Servidor FTP: Permite acesso de outros utilizadores a um disco rígido ou Servidor. Esse tipo de servidor armazena ficheiros para dar acesso a eles pela internet.

Dentre os servidores citados acima existem ainda diversos outros tipos de servidores, Você deverá instalar os servidores de acordo com a aplicação da sua rede.

Vantagens de uma rede baseada em um servidor.

Compartilhamento de Recursos: Um servidor é projetado para fornecer acesso a muitos arquivos e impressoras, ao mesmo tempo em que mantém o desempenho e a segurança para o usuário. O compartilhamento de dados baseado em um servidor pode ser administrativo e controlado centralmente. Em geral, os recursos são localizados centralmente e são mais fáceis de localizar e suportar do que os recursos  localizados em computadores aleatórios.

Segurança: A segurança é, na maioria das vezes, o motivo principal para escolher uma abordagem de rede baseada em servidor, como uma rede Windows NT Server, a segurança pode ser controlada por um administrador, que estabelece e aplica o plano a cada servidor na rede.

Backup: Como os dados estão centralizados em um ou em poucos servidores, é mais fácil garantir que seja feito backup com agendamento regular.

Número de usuários: Uma rede baseada em servidor pode dar suporte a milhares de usuários. Este tipo de rede, jamais poderia ser gerenciado como uma rede par a par, mas a monitoração atual e os utilitários de gerenciamento de rede possibilitam a operação de uma rede baseada em servidor por um grande número de usuários.

Leia Mais >>

REDES PAN, LAN, MAN, WAN

Atualmente as redes são classificadas de acordo com a posição geográfica em PAN, LAN, MAN e WAN.

Veja a seguir o significado de cada sigla em um pequeno gráfico explicativo:


REDES LOCAIS: PAN (Personal Area Network, ou rede pessoal). Uma PAN é uma rede de computadores usada para comunicação entre dispositivos de computador (incluindo telefones e assistentes pessoais digitais) Exemplo: a transferência de arquivo de um celular utilizando bluetooth.


Exemplo: Redes Pan.

REDES LOCAIS: LAN (Local Área Network, ou Rede Local). É uma rede onde seu tamanho se limita a apenas uma pequena região física. Exemplo: são muito utilizadas em casas e escritórios, possuem altas taxas de transmissão e baixas taxas de erros.


Exemplo: Redes Lan.


REDES DE LONGA DISTÂNCIA: MAN (Metropolitan Area Network, ou rede metropolitana). A MAN é uma rede onde temos por exemplo, uma rede de farmácias, em uma cidade, onde todas acessam uma base de dados comum.


Exemplo: Redes Man.


REDES DE LONGA DISTÂNCIA: WAN (Wide Área Network). Uma WAN integra equipamentos em diversas localizações geográficas, envolvendo diversos países e continentes como, por exemplo, a Internet disponibiliza recursos como páginas web, E-mail, FTP, etc....


Exemplo: Redes Wan.
A Internet
A internet é vasto conjunto de redes diferentes que utilizam os mesmos protocolos e serviços. Podemos visualizá-la como uma grande WAN que engloba todo o Mundo, conectando os conjuntos de LANs espalhadas que acessam a grande rede. A internet não é uma única rede, mas uma rede de redes, onde uma delas pode possuir uma própria tecnologia.


Intranet e Extranet


A Intranet e a Extranet são redes que utilizam a tecnologia e infra-estrutura da internet, porém Intranet é restrita ao ambiente de uma empresa, enquanto a extranet pode ser acessada independente da localização geográfica dos usuários autorizados.
INTRANET – Uma versão privada da Internet, ou uma mini internet confinada a uma empresa.

EXTRANET – Parte da rede de uma empresa que é estendida a usuários externos, tais como representantes e clientes.



Leia Mais >>

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Biografia de Steve Jobs será lançada em 2012

segunda-feira, 11 de abril de 2011 16:46 BRT

LOS ANGELES (Reuters) - O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, autorizará a publicação de uma biografia em 2012 escrita pelo autor de best-sellers Walter Isaacson.

Jobs, ícone do Vale do Silício que lutou contra uma forma rara de câncer no pâncreas e passou por um transplante de fígado em 2009, concedeu ao biógrafo entrevistas exclusivas ao longo de três anos --um nível sem precedentes de acesso ao executivo.

"Assim como fez com Einstein e Benjamin Franklin, Walter Isaacson está contando a história única de um gênio revolucionário", afirmou Jonathan Kard, editor da Simon & Schuster em um comunicado.

Jobs é reconhecido por ter mudado o rumo da computação pessoal durante os dois momentos nos quais esteve à frente da Apple, ao mesmo tempo em que seu estilo único e o iPod, iPhone, iPad e o Mac fizeram dele um nome popular.

Considerado insubstituível por muitos fãs e investidores da Apple, ele entrou em licença médica por tempo indefinido em janeiro para concentrar-se em sua saúde --dois anos após uma ausência na empresa também por motivos de saúde.

O co-fundador da Apple, de 55 anos, não disse nada sobre a natureza de seus últimos problemas médicos. Jobs fez sua última aparição pública em março para lançar o iPad 2.

A biografia --intitulada "iSteve: The Book of Jobs" será publicada pela Simon & Schuster no início de 2012. O autor é ex-diretor executivo da revista Time e já foi diretor da CNN.

(Reportagem de Edwin Chan)

Leia Mais >>

Steve Wozniak afirma que consideraria voltar à Apple

sexta-feira, 8 de abril de 2011 16:08 BRT

Por Georgina Prodhan
BRIGHTON, Inglaterra (Reuters) - Steve Wozniak consideraria voltar a ocupar um papel ativo na Apple, companhia que ajudou a fundar, e acredita que a empresa pode adotar uma política mais aberta sem perder em vendas.
"Sim, eu consideraria isso", afirmou à Reuters o engenheiro da computação de 60 anos, quando questionado se ele ocuparia um papel ativo caso recebesse uma proposta da companhia.
Ele fundou a Apple Computer em 1976 com Steve Jobs e Ronald Wayne e construiu os computadores Apple I e Apple II, que ajudaram a revolucionar a computação pessoal.
Wozniak, que esteve em Brighton, cidade costeira da Inglaterra para uma conferência sobre servidores e para apresentar um prêmio de desenvolvimento de software, parou de trabalhar na Apple em 1987, mas ainda está na folha de pagamentos da empresa.
"Eu sei muita coisa sobre os produtos da Apple e produtos da concorrência que tem alguma relevância, algum significado. Eles também tocam meus sentimentos", afirmou Wozniak, hoje cientista chefe da empresa iniciante de armazenamento de dados Fusion-io.
Quando questionado sobre sua opinião a respeito da Apple atualmente, ele disse: "É inacreditável. Os produtos, um depois do outro, têm muita qualidade e são sucesso de vendas".
Muitos consumidores gostam de produtos da Apple, pois eles tornam o processo de comprar e consumir conteúdo muito fácil e sem falhas, mas a plataforma fechada que torna isso possível só permite aos clientes, mídia e desenvolvedores de software que usem a loja online da Apple e o sistema operacional iOS.
Wozniak afirmou gostar que a tecnologia seja relativamente aberta, para poder "entrar nela e adicionar meus toques personalizados".
"Penso que a Apple poderia ser mais aberta sem perder em vendas", disse Wozniak, acrescentando, porém, estar "certo de que eles estão tomando as decisões certas pelas razões certas para a Apple".

Leia Mais >>

O que são rede de computadores?

Uma rede de computadores consiste basicamente em dois ou mais computadores conectados, interligados através de um cabo associados a recursos de comunicação para que possam compartilhar dados.  Este é o conceito básico, não importando o quanto sejam sofisticados e se derivam deste sistema simples.
As redes surgiram com a necessidade de compartilhar dados em tempo hábil, pois todo trabalho que tivesse que circular ou ser encaminhado à algum lugar ou pessoa, tinha que ser impresso, gravado em disco e encaminhado à tal lugar através dos meios de transporte convencionais e correio. Com o surgimento desta tecnologia ganhou-se tempo, economia em investimento com dispositivos de impressão, redução da circulação de papel, economia com meios de transporte e correio, menor custo com disquetes e programas aplicativos.
Com um ambiente de trabalho interligado em rede, o trabalho torna-se mais otimizado, pois as pessoas podem com muita rapidez trocar informações, mesclar documentos, enviar e receber arquivos, editar e encaminhar a qualquer usuário desta rede, mas seguindo um esquema de segurança, onde o usuário local define quem poderá acessar sua máquina e o que deverá acessar, através da atribuição de um nome de compartilhamento para a pasta ou diretório e através da atribuição de senhas.

Leia Mais >>

sábado, 2 de abril de 2011

Google cria botão que aproxima sistema de buscas e redes sociais

quarta-feira, 30 de março de 2011 16:46 BRT


SAN FRANCISCO (Reuters) - O Google irá permitir que usuários apóiem resultados de buscas e páginas da Web, um passo importante em seus esforços para agregar características de redes sociais a seus produtos, em meio à competição crescente com o Facebook.
O novo botão, chamado de "+1", vai aparecer junto a resultados de buscas do Google para alguns usuários na quarta-feira. Assim, pessoas poderão recomendar resultados específicos de buscas a seus amigos e conhecidos ao clicarem no botão.
O novo recurso é lançado um ano depois que o Facebook começou a oferecer os botões "Curtir" para websites, criando um sistema personalizado de recomendações que, segundo alguns analistas, pode gradualmente desafiar os algoritmos tradicionais que compõe o mecanismo de buscas usado atualmente para buscar informações online.
Para o Google, que gerou cerca de 29 bilhões de dólares em receita no ano passado, provenientes principalmente de anúncios que aparecem nas páginas de buscas, manter seu papel como principal porta de acesso à informação na Internet é de grande importância.
O Google afirmou que as recomendações +1 também vão aparecer nos anúncios pagos que o Google mostra ao lado dos resultados de buscas. Em testes internos, o Google descobriu que incluir as recomendações aumenta o número de pessoas que clicam em anúncios, afirmaram executivos à Reuters na terça-feira.
Mais tarde, o Google pretende permitir que outros sites tenham botões +1 diretamente em suas páginas, afirmou a empresa.
(Reportagem de Alexei Oreskovic)

Leia Mais >>

Co-fundador da Microsoft Paul Allen critica Bill Gates em livro



Paul Handley Allen

quarta-feira, 30 de março de 2011 15:56 BRT

SEATTLE (Reuters) - O co-fundador da Microsoft Paul Allen acusou Bill Gates, seu antigo sócio, de planejar diluir a participação de Allen na companhia antes de sua saída, em 1983, e afirmou que Gates tentou comprar sua participação na companhia a preço de barganha.

Allen, que hoje dirige uma empresa de investimentos e uma fundação filantrópica com sede em Seattle, fez a acusação em um livro de memórias ainda não lançado. Trechos do livro foram publicados na revista Vanity Fair nesta quarta-feira.

Hoje com 58 anos, Allen afirmou ter ouvido por acaso uma conversa acalorada entre Gates e o hoje presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, em dezembro de 1982.

"Foi fácil entender o intuito da conversa", escreveu Allen nas memórias reproduzidas pela Vanity Fair. "Eles estavam falando sobre minha recente improdutividade e discutindo como poderiam reduzir minha participação na Microsoft e destinar opções de ações para si mesmos e para outros acionistas. Ficou claro que eles estavam pensando sobre isso fazia algum tempo."

Na época, Allen estava tratando um câncer e retomando seu trabalho na Microsoft. Ele afirmou ter recebido posteriormente pedidos de desculpas de Gates e Ballmer sobre o incidente.

Allen, que fundou a Microsoft com Gates em 1975, deixou a gigante de software em 1983. Segundo ele, antes de sua saída Gates tentou comprar suas ações por preço de barganha.


Paul e Gates, ínicio da microsoft.


"Não é justo que você mantenha sua participação na empresa", teria dito Gates, segundo Allen, fazendo o que o co-fundador da Microsoft descreve como uma oferta muito baixa por suas ações, de 5 dólares por cada uma.

Allen disse que não aceitaria menos de 10 dólares por cada ação. Como resultado, ele disse ter mantido sua participação.

Em comunicado por e-mail, Gates afirmou que "embora minhas lembranças de muitos desses fatos sejam diferentes das de Paul, valorizo sua amizade e as contribuições importantes que ele fez para o mundo da tecnologia e para a Microsoft".


(Reportagem de Bill Rigby)

Leia Mais >>

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online

Ouvir a Rádio Boa Vista FM 96,5 de Paracatu Ao Vivo e Online
Cidade: Paracatu/MG - Gênero: Popular

Chuck Norris Aprova Tecnosolution!


NOTÍCIAS TI

Ajude a divulgar nosso blog!


Total de visualizações de página

Usuários Online

Usuários online

  ©TECNOSOLUTION - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo